Plano de longo prazo de infraestrutura de MT será apresentado terça-feira (31) na AL-MT

25 de julho de 2018, às 11h26 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

A Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso(Crea-MT), que compõe a Câmara Setorial Temática (CST) em Favor da Engenharia e do Desenvolvimento Logístico de Mato Grosso da Assembleia Legislativa (AL-MT), realizará na próxima terça-feira, 31 de julho, às 9h30, na sala 201 da AL-MT, reunião para apresentação da propositura referente à necessidade de elaboração de um Plano de Longo Prazo de Infraestrutura Integrado para o estado de Mato Grosso.

O encontro contará com a presença do diretor de Infraestrutura da ONU-organização das Nações Unidas-UNOPS, Steven Crosskey.

Propositura – Membros da CST se reuniram no dia 05 de junho, na Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT) para discutir mudanças na minuta da propositura legislativa, estabelecendo modificações do Plano de Infraestrutura Integrado da secretaria no âmbito do Estado de Mato Grosso.

O Assessor Parlamentar e de Relações Institucionais do Crea Mato Grosso, e presidente da Câmara Setorial Temática de (CST) de Engenharia da AL-MT, Eloi da Silva Pereira, detalhou que o plano de infraestrutura integrado deve identificar e propor, com base no diagnóstico de infraestrutura, “soluções que propiciem para os investidores nacionais e internacionais, criando uma legislação que possibilite ao gestor realizar programas de infraestrutura integrada de longo prazo, e não mais, programas de governo”.

Já para o relator da CST da AL-MT, Ricardo Riva, o projeto do Plano de Infraestrutura Integrado será formado e consolidado em cada secretaria de Estado. “Exemplo disso são as secretarias Seduc e de Segurança Pública, ou seja, os planos serão formados em um só, auxiliando na elaboração do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei orçamentária Anual (LOA), entre outros, instrumento de planejamentos’, explicou.

“O principal objetivo é dar uma segurança jurídica para que esse planejamento de Estado de longo prazo realmente aconteça. Tentando identificar os princípios que a lei deve abordar, que são os princípios de planejamento Estaduais não de governo, criando condições, propondo uma lei eficiente”, explanou o gerente do Plano Diretor de Transporte da Sinfra-MT, engenheiro civil e de produção Marco Antônio Argôlo.

Também participaram da reunião, o superintendente de Projetos e Plano Diretor da Sinfra-MT, Isaac Nascimento Filho, a Analista de Projetos Rafaela Ribeiro e o Analista de Tecnologia da Informação Giovani Ormond.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT