Participantes aprovam realização da campanha “Novembro Azul”
30 de novembro de 2018, às 12h45 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
“Sempre ouvimos dos especialistas que quando tratado inicialmente, todo tipo de câncer, tem possibilidade de cura. Por isso é necessário que o homem perca esse ‘tabu’ de querer não ir ao médico, por achar que isso vai ofender a sua masculinidade. Já fui e fiz o exame sem preconceito algum. A dica que eu repassado, é que os homens precisam cuidar da saúde. Se você é pai de família, faça o exame, procure cuidar da pessoa que você mais ama, que é você mesmo”, afirmou o convidado, Manuel Vicente dos Santos, radialista e jornalista, durante palestra de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, alusiva a campanha “Novembro Azul” realizada, dia 27 de novembro no plenário do Crea-MT a funcionários e convidados.
Assistindo a palestra Novembro Azul pela segunda vez este ano, o gerente jurídico do Crea Mato Grosso, Roberto Carloni, classifica como positivo e consciente o evento. “Entendendo que é importante essa realidade do câncer de próstata, e quanto mais divulgado e difundido, a população masculina vai estar procurando cada vez mais essa assistência ao médico, a fazer o preventivo, para evitar o aumento da doença. Até porque essa questão é difundida dentro de um contexto familiar. É também de interesse das mulheres, dessa forma elas absolvem as informações e repassam aos parentes e amigos sobre a importância de realizar o exame anual, até porque tudo reflete dentro do seio familiar”, disse Roberto.
“Devido à resistência do homem, é importante promover eventos como esse aos funcionários e convidados, até mesmo para ao sexo feminino, porque a mulher pode incentivar o esposo, o namorado, ou até mesmo os amigos a procurarem um especialista da área. Na verdade, acaba sendo um apoio moral para o homem”, disparou o conselheiro do Crea-MT, engenheiro mecânico Sebastião Weis.
De acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mais de 68 mil casos de câncer de próstata serão diagnosticados no país em 2018. Os dados foram apresentados pelo Urologista palestrante, Walid Khalil. “No Brasil, um caso de câncer de proposta é diagnosticado a cada sete minutos, além de um óbito pela doença a cada 40 minutos. Sendo que 25% dos portadores da doença são diagnosticados em estágios avançados. Quando os sintomas começam a aparecer, 95% dos casos já estão em fase adiantada. Não é possível prevenir a doença, mas diagnostica-la precocemente. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são de 90%”, detalhou o médico.
Além do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea de Mato Grosso (Mútua-MT), a Associação dos Servidores do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Ascrea-MT), o evento contou com o apoio da Imprimaster, Ipog e Taques e Tavares consultoria empresarial. Vários brindes foram sorteados aos participantes do evento.
*Equipe de Comunicação do Crea-MT