Outubro Rosa: Mútua-MT e Crea-MT distribuem brindes e reforçam a importância da prevenção

15 de outubro de 2025, às 16h58 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

 

Em alusão a campanha do Outubro Rosa, a diretora-geral da Mútua-MT, Marciane Prevedello Curvo e o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Juares Samaniego, fizeram, nesta quarta-feira (15), a entrega de brindes às funcionárias do Conselho. O objetivo é informar as colaboradoras e reforçar a importância de realizar os exames de prevenção do câncer de mama.

Durante a tarde, a diretora-geral e o presidente passaram em todos os setores da Sede entregando um brinde para relembrar as colaboradoras sobre a importância dos cuidados. Para a assistente administrativa do setor de Compras, Contratos e Convênios, Jucilene Costa Delgado, é um momento de muita felicidade porque todas participam se vestindo rosa.

“O Outubro Rosa é um mês muito importante para a prevenção das mulheres e nós temos que nos cuidar muito. Eu parabenizo a Mútua e o Crea por terem essa iniciativa, passar nos setores e entregar um brinde, fico muito feliz”, disse.

 

 

Ao longo do mês de outubro, o Conselho e a Mútua-MT realizam diversas ações como a entrega de informativos e palestras, incentivando a campanha. A assessora administrativa da Coordenadoria de apoio ao Colegiado, Laura Pinheiro, disse que a ação ajuda a relembrar dos exames que precisam ser realizados anualmente.

“É muito bom para incentivar quem não está atento ao Outubro Rosa e, principalmente, as mulheres, procurarem saber sobre a campanha e fazer os exames preventivos”, disse.

 

 

Já a analista administrativa da Gerência de Controle Operacional, Carmelia Francisca da Silva Metello, reforçou que a campanha é necessária para ajudar na prevenção da doença.

“O Outubro Rosa é um momento muito importante para nós mulheres e temos que estar mais focadas na nossa prevenção, nos nossos cuidados e também de levar a conscientização para que todas realizem os exames. Acho louvável a Mútua e Crea aderirem a campanha e e a participação de todos é muito importante”, disse.

 

 

A diretora-geral da Mútua-MT, Marciane Prevedello Curvo, explicou que os brindes são entregues para as colaboradoras de Cuiabá e do interior do estado. Eles são encaminhados para todas as inspetorias do Conselho e distribuídos.

“A Mútua, como braço social do Sistema, entende que é preciso estar sempre ativa nessas campanhas. Tanto o Outubro Rosa, quanto o Novembro Azul, são campanhas que a gente nunca deixou de participar com os associados de Cuiabá e do interior. A gente busca entregar esse brinde para cada associado e funcionário para que eles entendam a importância de se cuidar. A mensagem é trazer reciprocidade para se olhar e olhar as pessoas que estão ao seu redor porque sempre tem alguém que esquece e a ação é para lembrá-los disso. Esse é o papel da Mútua e do Sistema”, disse.

 

 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras, depois do de pele não melanoma. O presidente Juares Samaniego, citou a importância da realização dos exames preventivos.

“Nós estamos no mês de outubro, que é uma data muito importante para as engenheiras e para as mulheres. É preciso ter um cuidado, procurar seu médico, fazer os exames de rotina que são essenciais. A doença, quando descoberta no início, tem grandes chances de cura, então se cuidem”, finalizou.

 

A campanha

O Outubro Rosa é um movimento internacional dedicado à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das doenças que mais afetam mulheres no mundo. De acordo com o INCA, o Brasil registra uma estimativa de 73,6 mil novos casos de câncer de mama por ano. Quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem mais de 90% de chance de cura.

Durante o mês de outubro, monumentos e prédios públicos em todo o país são iluminados de rosa, e diversas instituições promovem ações educativas, exames preventivos e atividades voltadas à saúde da mulher. O objetivo é reforçar a importância do cuidado com o corpo e do acompanhamento médico, incentivando o autocuidado. Fique atenta aos sinais e procure seu médico.

Confira a Galeria de Fotos dessa iniciativa aqui.

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT