Outubro Rosa: a Mútua apoia essa campanha

11 de outubro de 2013, às 16h43 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Compartilhar esta notícia
A Caixa de Assistência aos profissionais do Crea – Mútua, entrou com tudo na campanha Outubro Rosa. Sua Sede, em Brasília (DF), na SCLN 409, por exemplo, está, durante todo o mês, com a iluminação noturna cor-de-rosa. A Instituição apoia a campanha mundial pela prevenção do câncer de mama, com um mês todo dedicado à conscientização da importância do diagnóstico precoce. Parcerias com clínicas de Brasília, viabilizarão que todas as colaboradoras da Instituição e esposas dos colaboradores atualizassem seus exames de mama, apostando na prevenção.
 
 
Durante o mês de outubro, diversas outras ações de conscientização estão sendo realizadas, com o objetivo de destacar a importância da prevenção do câncer de mama que, quando diagnosticado precocemente, tem muito mais chance de ser curado. Já no lançamento da campanha, dia 1º, foram entregues a todos os funcionários lacinhos rosa de lapela, o símbolo do movimento, e foi enviada mensagem por e-mail para os mais de 60 mil associadas e associados da Mútua de todo o País (profissionais da área tecnológica com registro no Crea), também alertando sobre a importância da prevenção.
 
 
“Zerar“ exames de mama atrasados – A Instituição firmou, ainda, parceria com as Clínicas Imeb – Imagens Médicas de Brasília, e Ginorte – Ginecologia e Mastologia. A parceria garantirá consulta e, se necessário, mamografia ou ecografia de mama, ainda no mês de outubro, para todas as colaboradoras, esposas de colaboradores e empregadas terceirizadas da Mútua (mesmo as que não tenham convênio), que não estiverem com seus exames em dia. Até um consultório com mastologista será montado dentro da empresa, no dia 17, para facilitar a vida das funcionárias. Já o Grupo Acreditar, de oncologia, é o responsável pela distribuição de brindes e material impresso com orientações sobre o autoexame, cuidados, fatores de risco e importância da prevenção.
 
 
A proposta da participação da Mútua no Outubro Rosa foi muito bem recebida pela Diretoria da Instituição, quando apresentada pela área de Comunicação da Mútua. Para o presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Cláudio Calheiros, iniciativas como esta fazem toda a diferença. “A Mútua, como uma Instituição de cunho assistencial, sempre incentiva e promove ações visando a qualidade de vida de seus associados e familiares. Ao apoiar uma campanha tão importante como o Outubro Rosa, a Mútua quer conscientizar os seus mais de 66 mil associados – tanto mulheres, quanto homens – sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama e esperamos que cada um deles repasse a mensagem e conscientize o maior número possível de mulheres. Assim, seremos um instrumento de engajamento social”, defendeu.
 
 
Experiência e dever social – A assessora de comunicação da Mútua, Margareth Vicente, que já venceu um câncer de mama, diagnosticado no final de 2010, também cultiva essa filosofia da conscientização. “Compartilhar minha experiência pode ajudar outras mulheres a enfrentar a doença mas, acima de tudo, pode despertar a consciência da prevenção. Tenho percebido que cada vez mais o câncer de mama tem acometido mulheres mais jovens e alertá-las sobre a importância de se precaver é um dever social”, ressalta. Meg, como é conhecida, produziu um blog na época de seu tratamento, onde conta sua trajetória e sua vitória contra o câncer. Ela também faz parte de uma comunidade no Facebook que reúne quase duas mil mulheres que passaram ou que passam por essa experiência.
 
 
Apesar de todo o mês de outubro ser dedicado à prevenção, a atenção com a saúde, o autoexame e as visitas de rotina ao médico devem ser feitas durante todo o ano. As mulheres devem procurar o seu ginecologista ou mastologista, que indicará a necessidade de exames como mamografia, ecografia e outros, de acordo com a idade e histórico familiar. Mantenha a sua vida cor-de-rosa: previna-se contra o câncer de mama!