Obras em atraso adiam o início da produção

7 de dezembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A cerveja para a festa de comemoração do aniversário de Rondonópolis não será produzida na cidade. A inauguração da fábrica da Crystal, prevista para o dia 10 de dezembro, foi cancelada. Por meio de sua assessoria de imprensa, a cervejaria Petrópolis, que também detém as marcas Itaipava, Petra, Lokal e Black Princess, afirmou que em março do próximo ano devem ter início as atividades da planta no município (210 quilômetros ao sul de Cuiabá).

Entre os motivos apresentados pela Petrópolis para o atraso de cerca de 90 dias na construção da fábrica da Crystal, estão a mudança no projeto da cervejaria. De acordo com a nota enviada ontem pela assessoria da empresa, após avaliações da estrutura do solo na área de instalação junto à empresa de engenharia responsável, a Petrópolis optou por uma revisão no projeto original, com o objetivo de garantir que seria feito um melhor trabalho durante a construção.

Além de mudanças no projeto, o cronograma da obra também foi alterado por conta do embargo de cerca de um mês, sofrido em maio deste ano. O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) impediu o andamento da obra porque a cervejaria iniciou os trabalhos antes da obtenção da Licença Prévia por parte da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). À época, junto com a paralisação das atividades no canteiro de obra, a empresa também foi multada por tentar burlar a legislação estadual, que exige que o documento seja emitido antes do início da obra.

O investimento da cervejaria em Rondonópolis será de R$ 120 milhões. Na fase de operação, devem ser gerados 180 empregos diretos e 200 milhões de litros de cerveja por ano, o equivalente a 38 mil caixas da bebida por dia. A produção será distribuída em 10 estados brasileiros, do Centro-Oeste ao Norte do país.

Fonte:Diário de Cuiabá