Nova tecnologia de painéis cerâmicos reduz tempo, custos e resíduos construtivos

1 de outubro de 2015, às 17h47 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Com a modernização dos sistemas de construção e a contínua procura de famílias pela tão sonhada casa própria, empresas da construção civil estão apresentando inovações para o melhor custo beneficio. O mais novo sistema apresentado é o de painéis cerâmicos.

 

A partir de kits de painéis cerâmicos formados por duas camadas de concreto armado com o preenchimento de elementos cerâmicos, este produto diminui o tempo da construção do imóvel, reduz custos e a geração dos resíduos da construção.

 

“Foi desenvolvido um projeto para que possa ganhar tempo, economizar valores, reduzir resíduos e contemplar também a parte de inclusão social. São todos fatores hoje importantes para a competitividade, principalmente desse mercado minha casa minha vida. Esse painéis são montados na horizontal, e é uma forma muito simples de ser feita, são usados os mesmo produtos da construção civil padrão, esses produtos cerâmicos estão dentro de todas as especificações exigidas hoje no mercado da construção civil”, explica o representante de uma empresa que trabalha com o produto, a Casa Express, Sérgio Andrade.

 

Através da criação deste sistema construtivo de Painéis Cerâmicos, pode-se promover uma considerável redução de custos e desperdício de materiais utilizados, quando comparados aos métodos tradicionais de construção. A redução em media é de 85% na geração de resíduos durante todo o processo construtivo. Mas o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) lembra que a existência de um profissional da área tecnologia e responsável pela obra ainda é indispensável. “Novas tecnologias surgem, mas nada substitui o profissional e nesse caso é fundamental ter um engenheiro acompanhando a construção, pois como se trata de uma nova técnica só o profissional habilitado pode executar e acompanhar a construção correta”, destaca o presidente do Crea-MT, Juares Samaniego.

 

“Conduítes elétricos e instalações hidráulicas vêm embutidas. O Kit também é composto de lajes maciças e acabamento em reboco interno e externo. Dependendo do seu tamanho, o Kit pode ser posicionado e instalado em até um dia e estará pronto para receber o acabamento como janelas, portas, telhados, revestimentos, pinturas”, enaltece o representante.

 

Para acompanhar a materia da equipe do Crea na TV clique aqui.