Marketing para Engenharia
21 de agosto de 2012, às 15h12 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Ênio Padilha, engenheiro eletricista, consultor em Marketing para Engenharia. Site: www.eniopadilha.com.br. Artigo publicado no Jornal Construir, de Portugal, em janeiro de 2004
Não é de hoje que se fala em marketing para Engenharia e Arquitetura no Brasil.
No início da década de 80 já havia quem se atrevesse a tocar no assunto. Mas era considerado um degenerado, um profissional tecnicamente menor. “Imagine! Alguém que precisa recorrer ao marketing para se estabelecer no mercado deve ter um serviço muito ruim…” (é bom lembrar que, naquela época e, muitas vezes, ainda hoje as pessoas confundiam marketing com promoção pura e simples)
O professor Walter Maffei, um dos pioneiros do marketing profissional tomou algumas pedradas na cabeça por insistir “nessa tolice”. O Professor Campos Botelho foi outro. Apesar de ser um escritor de primeiríssima qualidade, autor de livros fascinantes, nunca se atreveu a escrever um livro sobre marketing (assunto que dominava como poucos) exatamente por saber que o tema não seria bem recebido e seu prestígio de homem sério poderia ficar comprometido.
Foi assim que só em 1998 veio à luz o primeiro livro brasileiro sobre Marketing para Engenharia, Arquitetura e Agronomia que hoje já está na 5a edição, (mais de 18000 exemplares). Para se ter uma idéia de como esse assunto era mal recebido, no ano do lançamento (e também no ano seguinte) foram frustradas as tentativas de incluir o tema como um dos 30 ou 40 mini-cursos da Semana da Engenharia da Arquitetura e da Agronomia (o maior evento da categoria profissional no Brasil). A resposta era sempre a mesma: esse assunto não é relevante e não é do interesse da classe.
Só em 2000, na SOEAA de Salvador-BA o curso foi incluído na programação, inaugurando um Programa Nacional de Marketing Profissional do CONFEA que teve a duração de dois anos e meio.
A resposta dos profissionais foi surpreendente: nos três anos em que o curso de marketing fez parte da programação da SOEAA, ele foi “campeão de audiência” com um número de inscritos superior ao dobro dos outros cursos mais procurados.
Hoje o Marketing é um tema aberto e presente, sendo encarado sem reservas ou preconceitos por profissionais e dirigentes de classe. Vários cursos e palestras ocorrem, de norte a sul do Brasil. Muitos artigos são publicados e algumas universidades já incluíram o tema nas disciplinas introdutórias dos seus cursos. Falar e escrever sobre Marketing de Engenharia, no Brasil não significa mais estar na contra-mão da cultura profissional.
Já vencemos o medo, o preconceito e a ignorância. Falta vencer a inércia. Faltam programas de Marketing Institucional que sirvam de suporte empresarial aos profissionais nos mais diversos segmentos.
Mas estamos à caminho. Tenho certeza de que o pior já foi feito.