Lys conduz plenária pela primeira vez após assumir presidência em exercício do Crea-MT

27 de setembro de 2023, às 11h37 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Compartilhar esta notícia

A eng. agrônoma Lys Sueli Barco conduziu pela primeira vez a plenária do mês de setembro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) como presidente em exercício. Além de Lys a mesa da sessão foi comandada pelo diretor administrativo do Crea-MT, eng. eletricista, Adriano Breunig.

Durante a palavra livre, vários assuntos foram destacados, entre eles o II Congresso Mato-grossense de Assuntos Fundiários, que será realizado dia 17 de outubro no auditório Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), apresentado pela vice-presidente da Comissão de assuntos Fundiários da OAB-MT, Paula Teibel. O evento abordará temas de relevância tanto da área jurídica como técnica das Engenharias; Florestal, Agronômica e outros. Informações e programação do encontro aqui.

Eng. florestal André Baby
Eng. florestal André Baby

Os conselheiros titulares, eng. florestal André Baby e suplente: eng. eletricista Walter Aguiar propuseram a impotência da divulgação através de artigos à imprensa sobre as condições climáticas que o país vem vivenciando atualmente. Na oportunidade Baby explanou que o assunto tem que ser propagado pelas Engenharias, Agronomia e Geociência do Sistema, dessa forma chamará a atenção da população com relação as mudanças climáticas e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Onde o Crea-MT, além do Confea, precisam ser protagonistas e liderar essa discussão junto à sociedade brasileira e no estado Mato-grossense.

Na ocasião, a presidente em exercício Lys convidou os conselheiros das cinco Câmaras Especializadas e membros de entidades de classe para também elaborarem artigos com temas de grande relevância e de interesse do Sistema Confea/Crea e sociedade. E que esse material será postado no site do Crea-MT e enviado à imprensa de Mato Grosso.

Geóloga Sheila Klener
Geóloga Sheila Klener

Já a conselheira geóloga Sheila Klener falou da realização de Workshop de Recursos Hídricos e comunicou o pleno sobre o apoio do Conselho, por meio da Comissão do Meio Ambiente para a causa animal através do Projeto: Tampatinhas , desenvolvido por uma Organização Não Governamental (Ong), na qual a autarquia está sendo ponto de recolhimento de tampinhas de plástico e metal para reciclagem. O valor recebido pela reciclagem será revertido para cuidados e castração de animais de rua.

Eng. civil Roberto Vasconcelos
eng. civil Roberto Vasconcelos

Ressaltando que essas ações comprimem às ODS, o conselheiro eng. civil Roberto Vasconcelos salientou sobre a estreita relação entre os agentes judiciários e advogados com os profissionais do Sistema, no que tange as atividades de Engenharia diagnóstica, ou seja, perícia, inspeção e avaliação. Também falou de um evento de Construções Industrializadas que está sendo idealizado em Cuiabá, que atrairá profissionais de todo estado, proposto para o primeiro semestre de 2024 e a apoiado pela Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC), por meio de sua coordenação. Para que essa forma os conselheiros Crea-MT possam apresentar um resumo de suas participações nos eventos, conforme a adequação da Portaria nº015.

Eng. agrimensor Carlos Michelini
Eng. agrimensor Carlos Michelini

O conselheiro, eng. agrimensor Carlos Michelini, fez um balanço da presença dos profissionais das Câmaras Especializada na 22ª edição do Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias (Cobreap) realizado neste mês de setembro em São Paulo. Durante o congresso foram realizados workshops, painéis, palestras e apresentação de trabalhos, onde foram debatidos temas de grande interesse da categoria.

Eng. florestal Cicero Ramos
Eng. florestal Cicero Ramos

O coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Florestal, eng. florestal Cicero Ramos, expôs a Capacitação em Perícia Judicial, que será realizada pela Associação Mato-Grossense de Engenheiros Florestais (Amef) no mês de outubro em parceria com o Sistema Confea/Crea/Mútua, destinada a associados e profissionais interessados.

O encontro será ministrado pelo facilitador Luiz Fernando de Mello, Engenheiro e advogado, especialista em perícias e avaliações, com experiência de mais de 35 anos na área e autor de 14 livros sobre o assunto. Durante a palavra livre o conselheiro, eng. agrônomo Clovis do Lago Albuquerque expressou o sucesso de público vindo de várias partes de Mato Grosso na XVIII edição do tradicional Costelão do Engenheiro Agrônomo, realizado pela Associação de Engenheiros Agrônomos de Primavera do Leste (AEAPL).

Eng. agronomo Isan Rezende
Eng. agrônomo Isan Rezende

O eng. agrônomo e conselheiro suplente Isan Rezende falou de seu canal de comunicação que viabilizará entrevistas com representas das cinco Câmaras Especializadas do Regional, onde os coordenadores discutirão assuntos ligados as modalidades e o Sistema Confea/Crea. A conselheira, eng. sanitarista e de segurança do Trabalho Giuvania Maria Soares Lopes, atualmente Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura (SFPA-MT) convidou o pleno a participar dos eventos disponibilizados pela SFPA-MT, à exemplo do curso de Multiplicadores Aquícolas.

diretor financeiro da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea(Mútua-MT), eng. civil, Silvano Pohl Moreira de Castilho Junior,
Diretor financeiro da Mútua-MT, eng. civil Silvano Pohl Moreira de Castilho Junior

O diretor financeiro da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea(Mútua-MT), eng. civil, Silvano Pohl Moreira de Castilho Junior, explanou sobre o avanço na gestão da Mútua-MT de 25% na quantidade de associados e no grande aporte financeiro a esses credenciados à Caixa nos últimos 03 anos, além de outros benefícios de capacitações como : Atividades culturais ; Desenvolvimento Profissional; Tecno prev e suas vantagens; plano de saúde; Seguro de Responsabilidade Civil Profissional ; Portal da Empregabilidade; Auxlio Maternidade e o PIM – Programa de Inclusão da Mútua. Outros benficios aqui

Na ocasião foram aprecidos, um processo de registro de pessoa jurídica; 15 processos de infração a legislação ; dois Ad referendum; 02 cadastramentos de Curso de Nível Superior e 04 Deliberações da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas (COTC).

Texto: Cristina Cavaleiro. Fotos: Rennan Kawahara