Juares Samaniego defende apoio financeiro para regionais garantirem fiscalizações mais eficientes durante reunião dos Creas do Centro-Oeste

23 de fevereiro de 2012, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

“Colocar em discussão o papel da Caixa de Assistência e do Confea no que se refere à necessidade de apoio financeiro na fiscalização realizada pelos Regionais de pequeno e médio portes, para que esses Creas tenham uma fiscalização mais transparente e eficiente”, foi a necessidade apontada pelo engenheiro civil Juarês Samaniego, presidente do Crea-MT, durante a primeira reunião do Colégio de Presidentes dos Creas do Centro-Oeste de 2012 (CPCO), realizada no último dia 10 de fevereiro em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Segundo ele a proposta inicial é manter o grupo unido e ocupando uma posição de destaque dentro do Sistema Confea/Crea e Mútua, destacando a importância da fiscalização realizada pelos Regionais.

Na primeira reunião do ano, também foram definidos pontos importantes da atuação do grupo com por exemplo, eleito o engenheiro civil Gerson Taguatinga, presidente do Crea-GO, coordenador do CPCO para este ano e formas de atuação para destacar a importância dos profissionais para a sociedade.

Para o novo coordenador do grupo, a principal meta, quando da criação do Colégio de Presidentes do Centro-Oeste, era normatizar e padronizar decisões. “Sabíamos que os Regionais tinham procedimentos diferentes. Com a união do grupo conseguimos fazer com que muitas leis e resoluções tivessem a mesma interpretação nos quatro estados, o que facilita sobremaneira o trabalho dos nossos profissionais “, afirmou.

O anfitrião do encontro, Jary Castro, confirmou a declaração de Taguatinga pontuando ser esse um momento histórico para o grupo: “a criação deste grupo, que foi ideia do então presidente do regional de Mato Grosso possibilitou um grande passo para os quatro Creas. Hoje somos uma grande irmandade, trabalhamos unidos, temos muitas coisas em comum, respeitando as peculiaridades de cada Estado”, disse.

O grupo foi criado em 2009 com o objetivo de debater temas em comum, discutir ações desenvolvidas em cada um dos Regionais, unificar procedimentos e também para fortalecer a representatividade do centro-oeste junto ao Sistema Confea/Crea e Mútua.

Também participaram da reunião o novo presidente do Crea do Distrito Federal, Flávio Correia, os conselheiros federais por Goiás, Idalino Hortêncio; por Mato Grosso, Marcos Vinícius Santiago; o vice-presidente do Conselho Federal (Confea), Dirson Freitag e, os ex-presidentes dos Creas Francisco Machado (DF) e Tarciso Bassan (MT), que foram homenageados como convidados especiais do encontro, pelo empenho e participação em prol do fortalecimento dos Regionais do Centro-Oeste.

O vice-presidente do Confea, Dirson Freitag, que na ocasião representou o presidente do Conselho, José Tadeu da Silva, declarou aos presentes que o Sistema Profissional vive um novo momento, tanto em decorrência da saída dos arquitetos, como pelo novo presidente à frente do Confea. “Tadeu tem uma proposta clara de mudança, de construção de um Sistema que destaque acima de tudo a importância dos profissionais para a sociedade”, garantiu.

*Rafaela Maximiano
Gecom/Crea-MT
(Com Assessorias do Crea-MS e GO)