IX Semana de Engenharia, Agropecuária e Tecnologia (SEAT) da UNIDEP reúne estudantes de Pontes e Lacerda
21 de outubro de 2025, às 10h54 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A IX Semana de Engenharia, Agropecuária e Tecnologia (SEAT) da Fundação de Apoio ao Instituto Unificado de Educação e Pesquisa (UNIDEP) reuniu nos dias 17 e 18 de outubro, estudantes de Pontes e Lacerda para um debate sobre prática pericial e agronomia. A diretora-geral da Mútua-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo e o assessor da presidência, eng. eletricista Diego Curvo, participaram do evento, representando o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego.
O evento foi realizado por meio do Edital de Chamamento Público 001/25 do Crea-MT.
De acordo com o professor da UNIDEP, eng. civil Carlos Alberto Rosa Júnior, mais de 200 alunos e professores participaram dos dois dias de evento. Estudantes dos cursos de Direito e Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), e de outras instituições como Uniube, Universidade do Agro, Uniasselvi.

Na sexta-feira (17), o evento iniciou às 19h com uma mesa redonda composta pela diretora-geral da Mútua-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo, o assessor da presidência, eng. eletricista Diego Curvo, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pontes e Lacerda, advogado Alinor Sena Rodrigues e o coordenador do curso de Direito da Unemat, advogado Alex Fabiano Lopes.
A mesa redonda debateu a importância da Perícia Judicial nos procedimentos jurídicos. Após a apresentação ocorreu o lançamento do livro “Introdução à Prática Pericial: Guia prático da Perícia Judicial na Engenharia”, também apoiado por meio do Edital de Chamamento Público 001/25.

O professor e eng. civil Carlos Alberto Rosa Júnior, contou que os estudantes tiveram muito interesse no livro e que só conseguiu ser publicado devido ao apoio do Crea-MT.
“Com relação ao livro foi bastante impactante, as pessoas ficaram muito interessadas, fez parte do termo de fomento e também foi objeto de bastante interesse dos participantes, foi uma noite e um dia bastante agradáveis, valeu muito a pena, todos saíram muitos satisfeitos”, disse.

Também foi realizada uma palestra da diretora-geral da Mútua-MT sobre a Caixa de Assistência dos Profissionais e os benefícios aos associados.
Já no sábado (18), o evento começou pela manhã com uma mesa redonda sobre o agronegócio, com o sócio do escritório “Oeste Stúdio Agro” Advogado Caio Roman, a sócia da empresa “Negócio Agro”, eng. florestal Jéssica Cassia dos Santos e o eng. agrônomo Vicktor Souza Lima da VSL AgroConsultoria.

Durante os debates, os profissionais citaram as tecnologia no campo, como máquinas e melhoramentos que facilitam a produção, além do potencial de expansão da produtividade na região de Sorriso, Primavera do Leste e Campo Novo do Parecis.
Edital de Chamamento Público
O evento é realizado com recursos do Edital de Chamamento Público nº 001/2025, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso. O edital tem como objetivo apoiar projetos desenvolvidos pelas entidades de classe registradas no conselho, fortalecendo a valorização profissional, a qualificação técnica e o desenvolvimento das engenharias, agronomia e geociências em Mato Grosso.
Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT