Instituto de Engenharia de MT em parceria com o Crea-MT realizaram palestra: “Quem faz 100% tá na média” com abordagem em “Planejamento Estratégico”

31 de janeiro de 2020, às 16h29 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Compartilhar esta notícia

O Instituto de Engenharia de Mato Grosso (IEMT), em parceria com a empresa Coach´tigo Palestras & Treinamentos realizaram dia 30 de janeiro, no auditório do Crea Mato Grosso, a palestra: “Quem faz 100% tá na média” para profissionais e interessados em usar o planejamento para melhorar os seus resultados. O evento contou com a participação de mais de 80 pessoas de várias da engenharia

O encontro foi conduzido pela palestrante master coach, Marcia Mariano, que abordou assuntos em torno do planejamento estratégico, mudanças de mindset, procrastinação e crenças limitantes. O objetivo da palestra foi levar os participantes a tomada de consciência e responsabilidade por seu estado atual. Expor que independentemente do motivo que tenha trazido a esse estado, ele está suficiente pronto para começar a mudar isso a qualquer momento. Na palestra o indivíduo passa a adquirir habilidades para entender e reprogramar seus pensamentos e emoções que o impedem de alcançar os seus resultados desejados.

É possível planejar uma viagem sem saber o destino? A chance de uma viagem dar errado é alta quando não se sabe onde quer chegar. Em contrapartida, não adianta de nada saber onde se quer chegar, mas não planejar o trajeto.

Presidente do Instituto de Engenharia de Mato Grosso Eng. Civil Edinete Ferreira

O planejamento estratégico funciona justamente como um plano de viagem, descrevendo onde a empresa ou indivíduo quer chegar e qual caminho ela percorrerá para alcançar o destino. A sua importância para a organização é determinada pelo impacto que ela exerce sobre os demais planos de ação da empresa.

Além de oferecer uma orientação estratégica global, o planejamento estratégico dá uma direção específica para diversas áreas, como pessoal, profissional, financeira, familiar e etc.

Em sua palestra Márcia Mariano fala também sobre a procrastinação que é justamente deixar para mais tarde algo que você deveria fazer agora. É o ato de postergar a realização de alguma coisa importante que se não for feita pode trazer consequências indesejadas. Procrastinação acontece quando evitamos o início de uma atividade.

Vamos pensar num estudante que recebe a tarefa de escrever um artigo para entregar ao professor no prazo de um mês. Ele sabe que o artigo é complexo e difícil de fazer. Por isso deve começar a fazer o quanto antes para dar tempo.

Na hora que deveria iniciar o trabalho resolve sentar para ver um pouquinho de tv antes de começar. Acaba que se acomoda no sofá e assiste um filme inteiro até o fim. “Pensa tudo bem, amanhã começo. Ainda tem bastante tempo”

No dia seguinte senta para começar a trabalhar no texto, mas antes resolve dar uma conferidinha rápida no facebook. Acaba que consome todo o tempo que tinha disponível vendo todas as postagens que achou interessantes.

Dia após dia vai encontrando distrações que empurram o início do processo mais e mais para frente. Chega na última semana e começa a trabalhar desesperadamente no artigo. Pior, deixa a maior parte para o último dia. Chega na hora e entrega o resultado do seu trabalho da forma que deu. Bem, não é de se admirar que deva ter saído uma porcaria.

Procrastinar é isso. Deixar para o último momento o que deve ser feito agora.

No fim das contas, para vencer a procrastinação é necessária ação. O quanto mais você procrastinar, pior vai ficar.

Diretoria do IEMT e equipe Coach´tigo Palestras & Treinamentos
Os donativos arrecadados durante o evento serão destinados para entidades filantrópicas

Quando conseguimos parar de procrastinar, mesmo que momentaneamente, nos sentimos satisfeitos e contentes por nossa capacidade de realização. Essas vitórias devem servir como uma grande fonte de motivação para fazê-lo tomar as atitudes necessárias.

Por mais que o seu lado imediatista queira satisfazer a suas necessidades do momento, você precisa trazer o seu lado racional para o jogo. Lembre-se, ele pode vencer essa batalha. Destacou Márcia Mariano.

A presidente do IEMT, Edinete Ferreira, a palestra não serve de ferramenta apenas para os profissionais da engenharia, mas também para o público geral. O encontro ajuda a tratar dos obstáculos que impedem as pessoas a alcançarem seus objetivos e obter êxito e sucesso profissional.

Esse ensinamento abrange a vida pessoal e profissional. Exibe detalhes que podem mudar a vida do ser humano. “Basta cada um acreditar no potencial e quebrar barreiras para realizar seus sonhos, o planejamento é essencial.

O Instituto de Engenharia de Mato Grosso busca elaborar cursos voltados para área motivacional, propondo melhor entendimento a seus associados e interessados na qualificação do conhecimento.

No dia 07 de março   será realizado o “Curso Planejamento Estratégico”, com várias ferramentas para auxiliar no processo de planejamento pessoal e profissional. O curso está com vagas limitas”, destacou Edinete.

secretário do IEMT, engenheiro civil Luiz Fernando

O secretário do IMT, engenheiro civil Luiz Fernando, destaca que o planejamento é tudo. Desde obra até administração, que exige uma linguagem especifica. “ Além de planejar, ganhar, investir tempo e principalmente dinheiro para desenvolver 100% na hora da execução do trabalho. É uma ferramenta para descobrir virtudes, observando nossos talentos e falhas. Reconhecendo o que é bom e ruim, explorar que não estamos preparados e observar o que não poderíamos fazer. ”, detalhou o engenheiro civil.

Texto e fotos: Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT