Instalada Comissão de Estudos de Inspeção Predial

12 de abril de 2013, às 16h02 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

No dia 10 de abril, o presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Mato Grosso (Ibape-MT), José Francisco Barbosa Ortiz, participou da reunião da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em São Paulo, para a instalação da Comissão de Estudos de Inspeção Predial.

 

Na ocasião o engenheiro civil Alexandre Luís de Oliveira, presidente do CompraCon/SP e membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon/SP, foi eleito coordenador da Comissão e como secretária restou indicada a engenheira civil Flávia Zoéga Andreatta Pujadas, diretora técnica do Ibape-SP.


 
De acordo com Ortiz, a Comissão irá utilizar como projeto base a Norma Nacional de Inspeção Predial do Ibape, que foi apresentado à ABNT/ CB 02 junto ao pedido da crição da Comissão de Estudos de Inspeção Predial.

 

Em Cuiabá a Inspeção Predial é obrigatória desde janeiro deste ano, quando entrou em vigor a Lei nº 5.587, resultado do empenho do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) para a criação de uma ferramenta que possibilitasse segurança à sociedade. “A criação dessa lei possibilita ao Crea-MT fiscalizar a realização dessas inspeções e dificulta o exercício ilegal da profissão nas reformas sem o acompanhamento técnico de um profissional devidamente habilitado”, salientou Juares Samaniego, presidente do Crea-MT.

 

Visando a qualificação e reciclagem dos profissionais o Ibape/MT também já realizou, em parceria com o Crea-MT, o curso de Inspeção Predial na Engenharia Diagnóstica, com a participação de aproximadamente 50 profissionais. “Os profissionais precisam estar preparados para atender a demanda de inspeções criada em consequência da lei”, declarou Ortiz.