Inspetoria do Crea-MT em Rondonópolis completa 45 anos e AEAGRO celebra 40 anos de história
30 de setembro de 2025, às 12h02 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
A Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), em Rondonópolis, completou 45 anos de trajetória, neste sábado (27). O evento também foi celebrado em conjunto com os 40 anos de história da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis (AEAGRO), no Caiçara Tênis Clube, no município. A celebração reuniu o presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, a diretora-geral da Mútua-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo e o presidente da AEAGRO, eng. agrônomo Sérgio Carvalho.
Também participaram da celebração os associados da AEAGRO e de outras Entidades de Classe, familiares e convidados em um ambiente de confraternização, memória e reconhecimento.

Durante o evento, o presidente do Crea-MT, Juares Samaniego também homenageou quatro profissionais que fizeram parte da implementação da inspetoria no município e pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Mato Grosso, são eles:
- Eng. civil Zanete Ferreira Cardinal
- Eng. civil Edvaldo Ferreira da Silva
- Eng. civil Samuel Logrado De Souza
- Eng. agrônomo Ailor Carlos Anghinoni

O presidente contou que o evento foi grandioso e parabenizou todos os profissionais que fizeram parte do início da instalação da inspetoria de Rondonópolis e os profissionais que fundaram a associação.
“Foi um evento grandioso por parte do Crea e da AEAGRO, no qual homenageamos alguns profissionais que já estavam na época da implantação da inspetoria. Foi muito emocionante até para esses profissionais receberem essa homenagem do Conselho depois de tantos anos de atividade na área da engenharia, agronomia e geociências. A AEAGRO também fez uma homenagem a seus fundadores, ex-presidentes e ex-diretores, mostrando a grandiosidade dessa associação que continua com dinamismo e possui um objetivo que é a defesa da classe agronômica no estado, em especial, na Grande Rondonópolis. Parabéns a todos os profissionais da região e, principalmente, a diretoria da AEAGRO”, disse.

A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Rondonópolis foi fundada em 1985 pelos engenheiros agrônomos Blairo Maggi, Gutemberg Carvalho Silveira e Álvaro Salles. Durante o evento, foram relembrados momentos importantes da trajetória da associação, destacando sua contribuição para o desenvolvimento do setor agropecuário regional e sua atuação em defesa da classe dos engenheiros agrônomos.
Na ocasião, a AEAGRO homenageou oito profissionais que fizeram parte da primeira diretoria da entidade, são eles:
- Eng. agrônomo Blairo Maggi
- Eng. agrônomo Álvaro Salles
- Eng. agrônomo Gutemberg Silveira
- Eng. agrônomo Rosemberg Ramho
- Eng. agrônomo Renato Pirinete
- Eng. agrônomo Bento Manoel Ferreira
- Eng. agrônomo Sueli Missio
- Eng. agrônomo Ailor Anghinoni

Além da solenidade, a programação contou com momentos de lazer, reencontros e celebrações. O presidente da associação, eng. agrônomo Sérgio Carvalho, contou que o planejamento da celebração começou há um ano e que o evento foi memorável.
“Pensamos em cada detalhe, para que tudo fosse perfeito e que os convidados pudessem confraternizar e falar de como foi o início da associação, como eram as primeiras reuniões. Superou a expectativa e os projetos que foram desenhados lá atrás estão sendo realizados, com palestras técnicas, a associação presente na vida acadêmica dos estudantes de agronomia na região, tanto na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) como nas faculdades particulares. Agradeço ao CREA-MT, ao nosso presidente Juares e a Mútua-MT que também estava na festa, além de todos os outros patrocinadores que ajudaram a fazer acontecer. Gratidão a todos”, disse.
Confira a Galeria de Fotos do evento aqui.

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT