Inspetores aprendem sobre o Sistema Confea/Crea

15 de fevereiro de 2013, às 7h48 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

“O Papel do Inspetor” e a “Lei de Engenharia Pública” foram os primeiros assuntos abordados na manhã desta sexta-feira (15/02) durante o Treinamento de Inspetores realizado desde ontem (14), pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). O palestrante, presidente do Conselho, Juares Samaniego, destacou a importância da aproximação do inspetor com o trabalho desenvolvido pelo Conselho e a função do inspetor em representar politicamente o presidente do Crea.

 

“Queremos levar a diretoria do Crea a todas as inspetorias, pleitear cadeiras nos conselhos municipais das cidades onde temos um escritório e dar uma cara nova ao Crea-MT com ações mais ativas e resultados concretos, e isso só será possível com a ajuda dos inspetores”, afirma Samaniego.
 
 
A importância da divulgação junto a prefeitos e vereadores quanto " à aprovação de Lei 11.888, conhecida por Lei da Engenharia Pública, foi enfatizada. “Muitos desconhecem, porém se algum munícipe reivindicar o acompanhamento técnico profissional a prefeitura pode ser obrigada a fornecer gratuitamente ao cidadão de baixa renda”, disse Juares. A Legislação que precisa ser regulamentada por cada município garante assistência técnica gratuita de um engenheiro, por exemplo, para a população de baixa renda na construção de casa popular. “Existe inclusive um fundo exclusivo com recursos para o município oferecer este serviço que contribuirá para um planejamento mais adequado da cidade evitando acidentes com construções irregulares e o crescimento desordenado da cidade.”
 
 
Na sequência os participantes assistiram a palestra sobre ética com o conselheiro Federal Marcos Vinícius Santiago; Procedimentos Fiscalizatórios com a coordenadora de Fiscalização do pólo de Cuiabá, Silvania Melo e Processos Administrativos com a Gerente de Controle Operacional, Wanuza de Almeida. O 2º vice-presidente do Crea, engenheiro florestal Joaquim Paiva, e a diretora geral da Mútua-MT, engenheira civil Marciane Prevedello Curvo participaram do evento, na manhã de hoje (15).