Importância da Engenharia de Custos é destacada em abertura de seminário

15 de maio de 2014, às 11h07 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia
A importância da Engenharia de Custos para o Brasil foi destacada pelo presidente do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (Ibec) Paulo Dias e pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato-Grosso (Crea-MT) Juares Silveira Samaniego, nessa quinta-feira, 15 de maio, durante a abertura do seminário que trata sobre o assunto.
 
 
O 2° Seminário Mato-grossense de Engenharia de Custos segundo Paulo Dias, é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população. “O evento será muito profícuo para nossos engenheiros. No país, ainda temos muitos casos de corrupção e obras paralisadas devido à má orçamentação e à falta de planejamento das obras públicas. A Engenharia de Custos nos permite aprimorar os projetos que ainda são de péssima qualidade”, afirmou o presidente do Ibec, que defende o preço justo nas obras públicas.
 
 
Paulo Dias lembrou, ainda, que o Ibec esteve presente por dois anos consecutivos em Mato Grosso apresentando a Orientação Técnica – OT-004-2013-IBEC, proposta e aprimorada durante o 1° Fórum Brasileiro de Custos de Obras Públicas, realizado em 14 capitais brasileiras entre os anos de 2011 e 2012. Sua palestra, a primeira do seminário, foi sobre BDI (Benefícios e Despesas Indiretas).
 
 
O presidente do Crea-MT, Juares Samaniego, também ressaltou a importância do seminário para Mato Grosso. “As obras na capital do estado ainda estão deficientes de qualidade. Esse evento vem trazer uma colaboração fundamental para evitar a má qualidade das obras públicas e a sonegação, principais consequências dos custos muito baixos apresentados nos projetos. Sem um bom projeto, não se entrega obra com qualidade para a população”, ressaltou Samaniego.
 
 
No período da tarde foi realizada a palestra Ibec Certificador, pelo vice-presidente internacional do Instituto, José Chacon de Assis; e nesta sexta-feira, 16 de maio, serão realizadas as palestras: A Engenharia de Custos e as Obras Públicas, pelo vice-presidente acadêmico do Ibec, Fernando Camargo; Cálculo de Reajustes de Preços de Obras Públicas, pelo diretor estadual do Ibec – Ceará, Marcio Soares da Rocha; e Estudo de Casos de Obras Públicas no MT, pelo diretor estadual do Ibec – Mato Grosso, Robson Faustino.
 
 
O evento é promovido pelo Crea-MT em parceria com o Ibec, a Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da UFMT, a Associação Mato-grossense de Municípios (AMM) e o Sinduscon. A mesa de abertura do seminário realizado no auditório da AMM, em Cuiabá, até o dia 16 de maio, foi composta pelo presidente do Crea-MT,  presidente do Ibec, a presidente da Abenc-MT (Associação Brasileira dos Engenheiros Civis–MT), Marciane Prevedello Cuvo, a superintendente administrativa da AMM, Fernanda Amorim, e o presidente do Sinduscon, Cesário Neto.