Ibec apresenta resultado de fórum nacional para profissionais de Cuiabá

14 de março de 2013, às 16h17 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

“Mais de três mil obras públicas estão paralisadas em todo o país por falta de orçamento e de planejamento. Uma obra bem orçada não tem aditivos. Há mais de um ano eu vinha solicitando da Secopa os orçamentos das obras para a copa e hoje Cuiabá está sujeita a não ser sede da Copa de 2014 por falta de planejamento, que envolveria calcular adequadamente o preço de referência”, declarou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Juares Samaniego, durante a palestra do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (Ibec) que ocorreu na tarde de14 de março, na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), para a apresentação da Orientação Técnica OT-004-2013.

 

Trata-se da orientação técnica de orçamentos de obras públicas resultado do 1º Fórum Brasileiro de Custos de Obras Públicas  realizado pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (Ibec) em oito capitais brasileiras, entre 2011 e 2012. “O Ibec vem há muitos anos acusando que a engenharia de custos é utilizada de maneira incorreta pelos agentes públicos e por isso nos esforçamos muito acima da nossa capacidade financeira para promover esse fórum. A lei precisa ser melhorada. Engenharia de Custo deve ser tratada como ciência e não com  'achismos'”, declarou o presidente do Ibec, Paulo Dias Vilela, durante a abertura do evento.

 

Segundo Vilela este estudo será entregue ao governo com plena condição de emprego imediato, “para o bem da engenharia nacional”, e cada um dos participantes das palestras que estão ocorrendo em todo o país também recebem uma cópia digitalizada dessa orientação técnica.

 

Também estiveram presentes no ato da abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Urbano de Várzea Grande e ex-presidente do Crea-MT, Tarciso Bassan, o presidente da Federação das Associações de Engenheiros e Arquitetos do Rio de Janeiro (Faearj), José Chacon de Assis e o representante da superintendência da Caixa Econômica Federal, Luciano Canacilo.

 

De acordo com a programação do Ibec, as próximas palestras ocorrerão em Fortaleza-CE, Florianópolis-SC, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, Vitória-ES e Brasília-DF.