IBAPE-MT realiza 3º Simpósio Estadual sobre Segurança de Barragens

29 de outubro de 2025, às 15h26 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Compartilhar esta notícia

O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Mato Grosso (IBAPE-MT) realizou, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, o 3º Simpósio Estadual sobre Segurança de Barragens – MT, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA-MT). O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego participou da cerimônia de abertura. 

O evento foi realizado no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e contou com o patrocínio do Edital de Chamamento Público nº 001/2025.

Mesa de Honra | Foto: Igor Bastos

Durante a abertura, o presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, reforçou o apoio do Conselho através do edital que possibilita levar conhecimento aos profissionais do Sistema.

“Um tema tão importante como esse e Mato Grosso tem muita barragem. Infelizmente grande parte delas não tem projeto e todas precisam ter para trazer segurança. Se tiver um projeto bem elaborado e executado, não são todos os profissionais que têm atribuição, mas os que têm para elaborar e fazer um projeto executivo bem planejado eu acho que ela já nasce, na sua concepção, com segurança e é isso que o Ibape está trazendo, palestrantes de alto nome que conhece o assunto”, disse.

Presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego | Foto: Igor Bastos

 

A diretora-geral da Mútua-MT, Marciane Prevedello Curvo, citou também o apoio da Caixa de Assistência dos Profissionais do Sistema Confea/Crea. “É um simpósio muito importante para trazer todo esse conhecimento à sociedade e aos profissionais. A Mútua Mato Grosso sempre está apoiando, pra quem não conhece, a Mútua é o braço social do Sistema Confea/Crea/Mútua e vocês podem ter certeza que é o lado acolhedor. Parabéns aos organizadores”, finalizou.

Diretora-geral da Mútua-MT, Marciane Prevedello Curvo | Foto: Igor Bastos

Também participaram da cerimônia de abertura a secretária-adjunta da Sema, Lilian Ferreira, o presidente do IBAPE-MT, Ivan Corrêa Gonçalves, e o coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso Flávio Glêdson Vieira Bezerra.

Foto: Igor Bastos

Somente neste ano, já foram realizados dois workshops de preparação para o 3° Simpósio. O primeiro, realizado em junho, em Tangará da Serra, abordou legislações e monitoramento das barragens. 

Já a segunda edição foi realizada no dia 3 de setembro em Sinop, reforçando os procedimentos de análise e classificação de barragens de acumulação de água para usos múltiplos e as diretrizes de fiscalização adotadas pela SEMA-MT. Este evento teve uma edição estendida aos profissionais de Água Boa, no dia 24 de setembro.

Palestras

Foto: Igor Bastos

O objetivo do simpósio é ampliar o acesso a informações normativas e técnicas, fortalecendo a cultura de segurança de barragens no estado. A programação abordou temas essenciais, como projetos de barragens, mudanças climáticas, problemas relacionados às estruturas existentes, planos de segurança e de ação de emergência, estudos de ruptura, além da atuação da Defesa Civil e da fiscalização em Mato Grosso.

Como parte da programação, o conselheiro do Crea-MT, André Luiz Schuring, fez uma apresentação sobre o Sistema Confea/Crea/Mútua. Durante a sua fala, o conselheiro explicou como funciona a fiscalização profissional e o papel do Conselho. 

“Zelar pela defesa da sociedade e pelo desenvolvimento sustentável do país, garantindo que apenas profissionais devidamente habilitados exerçam as atividades técnicas que possam impactar a segurança, saúde e meio ambiente. O exercício profissional de engenharia no Brasil exige dupla habilitação: acadêmica, concedida pelas universidades, e a profissional que é concedida pelo Sistema. Só pode exercer engenharia no Brasil quem tem formação e registro. 

Conselheiro do Crea-MT, André Luiz Schuring | Foto: Igor Bastos

Também ressaltou o planejamento de fiscalização do Crea-MT que conta com 25 inspetorias, cobrindo 100% do território do estado.

Em seguida, foram realizadas palestras sobre a Política Nacional de Segurança de Barragens, mecanismos de erosão interna de barragens, mudanças do clima, fiscalização de segurança, panorama das barragens de mineração e instrumentação para monitoramento em tempo real das barragens. 

A programação também seguiu nos dias 23 e 24 com uma apresentação da Defesa Civil e da Sema e uma visita técnica.

 

Veja a galeria de fotos do evento neste link

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT