Ibape-MT e UFMT assinam termo de cooperação técnica

14 de julho de 2014, às 18h46 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia
O vice-reitor no exercício da reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), João Carlos de Souza Maia, e o presidente do Instituto Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias (Ibape/MT), José Francisco Barbosa Ortiz, assinaram termo de cooperação técnica, no dia 11 de julho, a fim de estabelecer condições para o desenvolvimento de ações conjuntas no campo de ensino, pesquisa e pós-graduação, mediante amplo intercâmbio científico, tecnológico, educativo e cultural abrangendo atividades nas diversas áreas do conhecimento. O objetivo é promover cursos de extensão, pós-graduação lato sensu e consultoria técnica sobre a área de avaliações e perícias de engenharia.
 
João Carlos Maia e Francisco Ortiz destacaram a importância do convênio e da parceria entre as duas instituições, principalmente, para o aumento do conhecimento técnico dos profissionais de Mato Grosso e da comunidade universitária. “Essa parceria é muito bem-vinda”, afirmou João Carlos Maia ao falar sobre a função da universidade e do trabalho de articulação com a sociedade civil organizada em todas as áreas do conhecimento. 
 
Ex-aluno da UFMT, Francisco Ortiz explicou o papel do Ibape/MT, órgão ligado ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), e a necessidade de disseminar novas informações sobre metodologias de trabalho como a inspeção predial, pericial técnica, direito imobiliário, dentre outras. Segundo ele, esse é o primeiro convênio assinado entre o Ibape e uma instituição de ensino superior no país. A meta é desenvolver um trabalho conjunto com realização de várias ações e projetos de interesse mútuo. 
 
Nessa fase inicial, a proposta é realizar cursos de capacitação para os técnicos da universidade para avaliação dos imóveis da instituição, uma exigência da Controladoria-geral da União (CGU). Também deverá ser composta uma comissão de avaliação da UFMT para desenvolver esse trabalho.
 
Além do diretor do Ibape/MT e aluno da primeira turma de Engenharia Civil da UFMT, Fernando Rodrigues Palma, e da professora Cecília Arlene Moraes, do Departamento de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FAeCC), mediadora dessa parceria, a solenidade de assinatura do convênio guarda-chuva contou com a participação do diretor da FAeCC, Ávilo Roberto de Magalhães; do Gerente de Capacitação e Desenvolvimento Humano (GCDH) da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), João Bosco Pereira de Souza Cajueiro; e dos membros do Ibape/MT, Marcelo Craici, Daniel Gil e José Sabo Mendes.