Hospitais e unidades de saúde foram foco da FPI em 2015

26 de janeiro de 2016, às 16h25 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) coordenada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) executou em 2015, 78 ações sendo as de maior importância: a realizada no Carnaval de Cuiabá no inicio do ano, a 51ª Exposição do agronegócio de Cuiabá, a 29ª Exporriso e a vistoria do Programa de Saúde Família (PSF) no município de Sorriso, a vistoria da delegacia especializada do adolescente em Cuiabá, a unidade prisional de Várzea Grande, o hospital Municipal de Chapada do Guimaraes e as policlínicas odontológicas da capital mato-grossense.

 

Uma das ações em que a vistoria detectou mais problemas foi a do Hospital Santo Antônio, em Chapada do Guimarães. O relatório aponta inúmeros problemas relacionados à estrutura, hidráulica e parte elétrica. “Analisamos que a edificação é muito precária, já passou por várias reformas e na situação atual necessita de uma reforma geral, colocando piso novo, retirar goteiras, retirar infiltrações nas paredes, executar pintura geral do prédio e instalações hidro sanitárias e elétricas novas, entre vários outros itens”, aponta o coordenador da FPI, Reynaldo Magalhães.

 

Na vistoria das policlínicas odontológicas de Cuiabá, ficou documentado que todas as portas internas encontram-se desgastadas e com as fechaduras danificadas; banheiros não são adaptados aos portadores de deficiência física ou mobilidade reduzida; infiltração de água nas paredes e rodapés dos consultórios e ares condicionados; inexistência de sistema de proteção contra incêndio e de rampa de acesso a cadeirantes, entre outras.

 

Para o coordenador da FPI, Reynaldo Magalhães, as ações foram mais intensas no ano de 2015 comparadas a 2014. “Muitas das ações de 2014 se tornaram processos, então desde o inicio de 2015 a Justiça de MT pediu o retorno da FPI nessas unidades para verificar se as inconformidades estão sendo sanadas. Além dessa demanda somam-se novas ações e um aumento considerado nos trabalhos em todo o ano”, avalia Magalhães.

 

O QUE É – A missão da FPI é de averiguar as condições físicas e estruturais, com foco no que se refere à acessibilidade, bem como segurança contra incêndios e pânico. Outra questão muito importante verificada nestas fiscalizações é a verificação da existência da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) se foram emitidas pelo profissional responsável.