Governo sul-africano conhece no Confea experiência de capacitação profissional

10 de julho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Uma importante abertura de diálogo, troca de informações e estreitamento de relações de parte a parte. Desta forma pode ser qualificada a reunião entre o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, e uma delegação formada por representantes do Ministério de Obras Públicas da África do Sul.

O encontro aconteceu no gabinete da presidência na tarde desta sexta-feira (06 de julho). As autoridades sul-africanas foram acompanhadas pelo diretor de Políticas de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício do Val, e sua equipe.

Os dirigentes da África do Sul estão no país para missão que envolve série de encontros com autoridades brasileiras. A idéia é promover o intercâmbio de informações entre os dois países em assuntos como infra-estrutura, desenvolvimento, indústria e tecnologia. “A indústria da construção civil sofre um déficit de mão-de-obra qualificada em nosso país. Sabemos que o Brasil possui vasta experiência nesse campo. A nossa intenção é entender como funciona essa capacitação. Vemos este como o primeiro passo de uma série de encontros para aprimorar nossas relações nessa área”, declarou Ronald Khoza, diretor de Desenvolvimento, Indústria e Construção do governo sul-africano.

Copa do Mundo

A África do Sul recebe, neste momento, uma série de investimentos públicos e privados em construção civil com vistas, inclusive, à realização da Copa do Mundo de 2010. Os dirigentes explicaram como funciona a capacitação de profissionais, o registro de projetos e obras e a qualificação de empresas para concorrências públicas.

Da mesma forma ouviram, do presidente do Confea, como a entidade lidera uma rede de 900 mil profissionais e 200 mil empresas no Brasil. “Temos uma engenharia de projetos muito competente, assim como a parte executiva. Abrigamos, em nossa estrutura, todos os profissionais de nível superior pleno, os de nível tecnológico e os técnicos de nível médio. É uma rede capacitada que, tenho certeza, tem muito know how para trocar com os profissionais de vocês”, declarou Marcos Túlio.

De fato, o encontro entre autoridades sul-africanas e brasileiras tem servido para esclarecer os diferentes métodos de capacitação e fiscalização profissional nos dois países. Nesse momento, ambos os governos negociam um tratado, que também envolve a Índia, para que se estabeleça uma área comum de livre comércio.

Os representantes do MDIC, que também participaram da reunião, se mostraram profundamente interessados no intercâmbio entre os mercados de Brasil e África do Sul. “Especificamente no segmento da construção civil, estamos envolvidos no encaminhamento de negociações internacionais no âmbito da OMC (Organização Mundial do Comércio). A África do Sul nos interessa muito e tenho certeza que a recíproca é verdadeira”, disse Maurício.

Entre outros assuntos abordados no encontro, também se falou do controle de qualidade das obras e construções. Marcos Túlio explicou aos estrangeiros que o Brasil possui um programa geral de qualidade que inclui a área de habitação. “Esta medida é fundamental para garantir conforto e segurança”, analisou. Quanto à realidade sul-africana, a experiência com programas de qualidade ainda é incipiente, afirmaram os visitantes. “O controle na habitação ainda é restrito porque a regulação do setor é iniciativa recente, de não mais do que cinco anos”, afirmou Ronald Khoza.

Ao fim do encontro, Marcos Túlio convidou toda a delegação para participar da WEC 2008, que acontece no fim do ano que vem em Brasília. “Receberemos 5 mil profissionais e espero que esta visita se repita outras vezes, em especial durante o grande evento mundial da engenharia”, convidou.

Fonte: Confea.