Frente Ambientalista agradece participação do Crea nas discussões do Rio+20
20 de outubro de 2011, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
“No Brasil se fala muito da Copa do Mundo de Futebol e da Olimpíadas mas a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, que vai acontecer no próximo ano, no Rio de Janeiro, precisa ser divulgada amplamente”, disse o deputado federal Edson Duarte, um dos membros da Frente Ambientalista do Congresso Nacional.
O deputado esteve na tarde dessa quinta-feira, 20, na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) para visitar o presidente do Conselho, Tarciso Bassan, e agradecer o apoio do Crea na coordenação da audiência pública sobre o Rio+20, que será realizada sexta-feira, 21, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, às 8h30.
De acordo com Duarte, serão realizadas seis audiências públicas sobre a Conferência com o objetivo de provocar o debate em diversos setores da sociedade brasileira e mato-grossense. “O tema da Rio+20 é a economia sustentável e, dentro deste tema, queremos discutir também o combate a pobreza e novas alternativas de modelos de produção e consumo”, disse.
Duarte relembrou a Rio (Eco) 92 e disse que na edição do próximo ano a Frente Ambientalista pretende incluir todos os participantes do evento no espaço oficial dos debates e ainda criar mecanismos de consulta permanente. “Na Rio 92 muitas pessoas ficaram de fora e criou-se um espaço paralelo de debates. Inclusive eu participei desse espaço, mas as propostas não entraram no documento oficial”, afirma.
Por fim, o deputado federal destacou a credibilidade do Crea ao disponibilizar o corpo técnico a serviço da sociedade. O presidente do Conselho agradeceu o comentário e reiterou “a necessidade de ter a atuação social por parte dos profissionais do sistema tecnológico”, finaliza Bassan.
Audiência Pública Rio+20: A audiência pública faz parte de uma série de reuniões que a frente está promovendo referentes à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada em junho de 2012. O objetivo dos debates é sistematizar um diagnóstico e propor alternativas para solucionar os principais problemas relacionados à questão ambiental no Brasil.
Participarão do debate os especialistas José Galizia Tundisi, do Instituto Internacional de Ecologia e Malu Ribeiro, Coordenadora da Rede de Águas da Fundação SOS Mata Atlântica, e Marco José Melo Neves, assessor especial da presidência da Agência Nacional de àguas (ANA), que falarão sobre a situação dos mananciais, as alternativas de conservação, entre outras questões.
A agenda Frente Parlamentar Ambientalista para a Rio+20: Em busca de uma Economia Sustentável, é organizada pela Frente Parlamentar Ambientalista, em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados e a Fundação SOS Mata Atlântica e conta com o apoio das Assembleias Legislativas dos estados que sediarão os eventos.
Apoiam o evento em Cuiabá o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT); o Instituto Centro de Vida (ICV); a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso; o deputado federal Giroto (PR-MT); os deputados estaduais Sérgio Ricardo (PR-MT) e José Riva (PSD-MT) e a embaixadora do Clima da Globe Internacional, Serys Slhessarenko.
*Laís Costa
Gecom/Crea-MT