Fórum estimulou criação de Conselhos Municipais da Cidade nos municípios

30 de abril de 2014, às 14h08 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia
No intuito de incentivar a criação e implantação de Conselho Municipal da Cidade nos municípios do Estado de Mato Grosso, o Conselho Estadual de Cidades de Mato Grosso (CEC-MT) e a Secretaria de Estado de Cidades promoveram 16 Fóruns de Mobilização em 16 municípios pólos do nosso estado, entre os dias 20 de fevereiro a 11 de abril de 2014. Os municípios foram: Porto Alegre do Norte, São Félix do Araguaia, Barra do Garças, Água Boa, Tangará da Serra, Sinop, Colíder, Cáceres, Pontes de Lacerda, Juína, Juara, Alta Floresta, Alto Araguaia, Primavera do Leste, Campo Verde e Cuiabá, e nos dias 24 e 25 de abril os resultados desses fóruns foram apresentados aos Conselheiros do Conselho Estadual de Cidades (CEC-MT), para avaliação e validação dessa primeira etapa.
 
 
Foram convidados a participar dos Fóruns todos os 141 municípios do Estado de Mato Grosso, dos quais 95 estiveram presentes. Desses 95 municípios participantes, 82 municípios, incluindo Cuiabá, assinaram o Cadastro de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado das Cidades (SECID). Essa Cooperação Técnica inclui um cronograma de visitas da SECID para orientar e sanar dúvidas e sugestões do município com o interesse de criar o Conselho de Cidades.
 
 
No Fórum de Cuiabá, o Conselheiro Engenheiro Eletricista Wirlisbeste Salvador Cavalari proferiu uma manifestação, bastante elogiada pelos presentes,  em nome de todos os conselheiros do CEC-MT. O evento contou também com a participação do Vice-Governador Francisco Daltro, da Secretária de Estado de Cidades Márcia Vandoni, da Secretária Adjunta de Estado Vivian Pires, de prefeitos e vice-prefeitos/ Deputados /Vereadores, Conselheiros do CEC-MT, sociedade civil, entre outros. 
 
 
Representando o Crea-MT como Conselheira do CEC-MT, participou a Engenheira Marilda Vinagre. “É importante que cada cidadão acolha o Conselho Municipal como um espaço democrático de participação e de efetivo controle social sobre os gestores públicos, suas políticas públicas e sobre os resultados das mesmas”, explica a conselheira.
 
 
Participaram dos Fóruns representantes do Poder Público Executivo, Poder Público Legislativo, Entidade de Trabalhadores, Entidades Empresariais, Movimento Social e popular, Entidades de Profissionais/Acadêmicas e de Pesquisa, ONG’s, entre outros.