Formandos em Geografia da UFMT participam de palestra no Crea
17 de maio de 2013, às 18h09 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Alunos formandos do curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participaram na manhã de hoje, 17, de uma palestra na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e conheceram detalhes sobre o funcionamento do Conselho, as atribuições que poderão exercer assim que se registrarem e informações sobre o mercado de trabalho em Mato Grosso e no Brasil.
A palestra foi conduzida pelo geógrafo e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura (CEAgri) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), Sérgio da Costa Velho e pelo coordenador de Acessibilidade do Crea-MT, Givaldo Dias Campos.
Givaldo explicou aos alunos a atribuição dos geógrafos em duas principais áreas: geografia e agrimensura. “Dentro do Crea, os geógrafos pertencem ao Grupo da Engenharia e podem desenvolver atividades relacionadas a cartografia, topografia, sensoriamento remoto, construção civil e geodésia. Além disso, atuam em conjunto com outras modalidades da engenharia”, afirma.
O mercado de trabalho e as principais oportunidades também foram abordadas por Givaldo que ressaltou a relevância dos geógrafos em atividades realizadas por empresas de telecomunicações, na produção agrícola, em serviços públicos de pesquisas, como no caso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), além de atuarem na gestão das cidades e no planejamento urbano.
Por fim, os estudantes conheceram as funções da Caixa de Assistência dos Profissionais do sistema tecnológico, a Mútua e foram convidados, ainda, a participarem do Crea Júnior mato-grossense que desenvolve atividades em instituições educacionais com o objetivo de aproximar o Conselho dos estudantes e futuros profissionais habilitados. Outras informações sobre o programa clicando nesse link.