Falta de integração entre concessionárias públicas e empresas de construção também causam atrasos nas obras da Copa

22 de outubro de 2013, às 11h28 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

A falta de integração e de um cronograma de obras conjunto entre as concessionárias de serviços públicos de água, esgoto e de energia e as empresas responsáveis pelas obras da copa têm sido fator de atraso para andamento das mesmas. A constatação foi feira na manhã de terça-feira, 22 de outubro, pela fiscalização da Comissão de Acompanhamento de Infraestrutura Urbana e de Transporte para a Copa do Mundo de 2014 da Assembléia Legislativa e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), em visita ao complexo do Tijucal, seguindo pelas obras de duplicação da avenida Arquimedes Pereira Lima até a Ponte do Eucalipto.

 

"De acordo com informações do engenheiro da obra, o viaduto está pronto e já poderia estar sendo usado pelo fluxo de carros local, porém sua finalização não ocorreu porque uma adutora de água foi modificada devido à obra e precisa ser finalizada pela companhia de abastecimento de água da capital, a Cab", declarou à imprensa o deputado Sebastião Rezende, presidente da Comissão da AL-MT.

 

Para o presidente do Crea-MT, Juares Samaniego, a falta de integração, de cronograma de trabalho conjunto e de comunicação entre as empresas responsáveis pelas obras, atrasam sim a sua conclusão final. "Além desse atraso eles terão que se preocupar com o período de chuvas que também atrapalhará a conclusão de todas as obras, podendo trazer não somente prejuízos de prazos mas também físicos e financeiros", apontou Samaniego.

 

Desde o início de outubro o Crea-MT e Assembléia Legislativa estão percorrendo as obras da Copa em andamento com o intuito verificar a qualidade e o cumprimento de prazos. "Já podemos ver resultados deste trabalho em parceria com o Crea", afirmou Rezende. "Além de cobrarmos prazo e qualidade estamos ajudando a intermediar essa falta de comunicação entre as empresas de construção, concessionárias de serviços públicos e secretarias municipais a exemplo da falta de sinalização em alguns pontos de obras e desvios e, agora, entraremos em contato com a prefeitura e concessionária de água para tentarmos agilizar o desvio da adutora de água e dar celeridade à obra do viaduto do Tijucal", explicou.

 

Os relatórios das visitas às obras da Arena Pantanal, trincheira Jurumirim e outras estão sendo entregues à Comissão da AL-MT que fará análise para cobrar das empresas responsáveis eventuais irregularidades em relação ao cumprimento do cronograma previsto.