Exercício profissional é debatido na abertura do 1º Encontro de Lideranças de MT

5 de junho de 2014, às 14h26 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia
Inspetores, fiscais, presidentes de entidades do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e profissionais do sistema tecnológico participaram, na manhã de quinta-feira, 5, da abertura do 1º Encontro de Lideranças de Mato Grosso, realizado pelo Crea, no auditório do Centro de Sustentabilidade do Sebrae, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. Durante a abertura, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva, reiterou a função principal dos conselhos: "O exercício indiscriminado de uma atividade coloca em risco o erário público. Os conselhos existem para não permitir que atividades que competem aos profissionais registrados nos Creas sejam exercidas por profissionais sem habilitação", disse o presidente do Confea.
 
O presidente do Crea-MT, Juares Samaniego, apresentou um balanço parcial das ações do Conselho desde 2012, e destacou as ações da fiscalização do Crea, considerado o setor primordial para o funcionamento do Crea. "Atuamos em três principais frentes visando a modernização e expansão do Conselho, além da economicidade. Entre os resultados podemos apontar a ampliação no horário de atendimento na sede do Crea, sem aumentar os gastos; o investimento em tecnologia e a construção de sedes no interior de Mato Grosso", pontuou Samaniego.
 
Em 2013, de acordo com Samaniego, 25.619 atividades foram fiscalizadas, em Mato Grosso, nas áreas urbanas e rurais. "As ações da fiscalização serão implementadas com a finalização de um software para o setor, já que os equipamentos como impressoras, tablets e computadores foram adquiridos para a sede e inspetorias, e já estão sendo utilizados", afirma.
 
A atuação do Crea na comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso também foi destacada pelo presidente do Crea-MT. "Participamos da vistoria das obras da Copa do Mundo em Cuiabá e Várzea Grande, mas exigimos que os relatórios fossem públicos para que qualquer pessoa tivesse acesso. Essa foi a condição para a participação do Crea nas atividades da AL", afirma.
 
O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Mato Grosso (Sinduscon-MT), Cesário Siqueira, também participou da abertura do evento e destacou a aproximação realizada entre o sindicato e o conselho, nos últimos anos. "O Crea tem atuado em todo o estado de Mato Grosso de forma ativa. O Sinduscon precisa de uma força maior para atender todo o estado, já que todo engenheiro precisa se registrar no conselho, mas a filiação ao sindicato e outras entidades de classe não é obrigatória", disse Siqueira. Cesário também destacou a capacidade dos profissionais mato-grossenses e das construtoras para executar obras no estado. 
 
Também participou da mesa de abertura o diretor administrativo da Caixa de Asssitência dos profissionais do Crea-MT (Mútua), Valmi Simão de Lima, que deu boas-vindas aos profissionais. Valmi falará na manhã desta sexta-feira, às 9h, sobre a Mútua em Mato Grosso.
 
Confira a seguir a programação para a tarde de hoje (5) e para amanhã (6).
 
05 de junho
14h – Palestra "As Lideranças do Sistema em Mato Grosso" – engenheiro eletricista Marcos Vinícius Santiago
15 horas – Palestra "Cada Profissional pode ser um Líder" – engenheiro agrônomo Samir Curi
16 horas – Palestra "O Profissional da Engenharia de Custo" – com engenheiro civil Paulo Roberto Vilela Dias
 
06 de junho
9h – Palestra "A Mútua em Mato Grosso" – diretores da Mútua-MT
10h – intervalo
10h30 – Palestra "Éticas e Lideranças Femininas do Sistema em Mato Grosso" – engenheira civil Rejane Mara Castiglione Alves
11h50 – encerramento.