Estande do Crea-MT na 80° Soea é visitado por centenas de profissionais e se destaca com bebidas e comidas típicas do estado

8 de outubro de 2025, às 14h33 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

 

Na tradicional arena dos estandes dos Creas, na Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), Mato Grosso sempre se destaca com bebidas e comidas típicas do estado. Somando visitas de centenas de profissionais, o estande é um dos mais movimentados do evento. Neste ano, a Soea foi realizada no Pavilhão de Carapina, em Vitória, Espírito Santo, com o apoio do Crea-ES e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

No local, cada estado faz a decoração do estande com elementos regionais característicos de cada região. O Crea-MT sempre valoriza a fauna e flora do estado levando esculturas de animais típicos do bioma do Pantanal e Cerrado, como a onça-pintada, tuiuiú e araras. O objetivo é levar aos profissionais, um pouco da cultura mato-grossense e a experiência de ver animais encontrados no estado.

 

 

O presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, realiza, em todas as edições, a recepção dos profissionais do Sistema Confea/Crea/Mútua e faz um tour pelos estandes, levando presentes regionais aos presidentes dos outros 27 Creas.

O inspetor de Cáceres, eng. agrônomo, Jackson Ferreira contou que a cada edição, a Soea vem tomando grandes proporções e que todos os anos, o estande de Mato Grosso sempre é muito movimentado

“A Soea cada ano é uma surpresa, sempre agradável, traz temas maravilhosos que ajudam os profissionais das engenharias, agronomia e geociências. Palestras sobre arborização urbana foram as que mais me chamaram a atenção. Também foi muito interessante ver o quanto é esperado por todos os participantes o estande do Crea-MT. No primeiro dia o pessoal já chegava e ia direto para o nosso estande ver a onça, degustar também a banana frita que é uma comida típica daqui, as nossas bebidas tradicionais, conversar, e fazer essa troca entre os profissionais que é enriquecedora. A Mútua também sempre dá um show com os brindes, participando e apoiando o evento. O Crea-MT também com seus funcionários que prestam serviço com muita atenção aos visitantes que chegam no estande. Espero ano que vem estar junto com o Crea em Sergipe”, disse.

 

 

Os funcionários do Conselho também fazem a recepção dos visitantes e explicam aos profissionais um pouco da história por trás das comidas e bebidas típicas de Mato Grosso. Há também a realização de sorteios, entrega de camisetas e brindes aos profissionais que passam pelo estande. 

Para o conselheiro do Crea-MT e coordenador da Câmara de Agronomia, eng. agrônomo Clóvis Albuquerque do Lago, as palestras de Inteligência Artificial foram as de maiores destaques.

“Tivemos diversas palestras de várias áreas. A própria inteligência artificial foi muito debatida e os profissionais tiveram a oportunidade de entender um pouco melhor dos benefícios que essa tecnologia leva a todas as profissões do Sistema Confea/Crea/Mútua. O Crea Mato Grosso teve uma participação muito ativa na Soea, os profissionais visitaram muito o nosso estande, além da receptividade de todos os colaboradores”, disse.

 

 

O inspetor-chefe de Nova Mutum, eng. agrônomo Naildo da Silva Lopes, participa da Soea todo ano e parabenizou os profissionais que contribuíram para que o que evento fosse realizado.

“A 80° Soea foi importante para discutirmos temas relacionados ao futuro do país, projetando caminhos para a consolidação do desenvolvimento da engenharia e agronomia. A participação ativa da delegação de Mato Grosso foi fundamental e mais uma vez nosso estande foi um dos mais movimentados. Palestras importantes e superou as nossas expectativas. Quero parabenizar todos os envolvidos e a delegação de Mato Grosso que mais uma vez mostrou a qualidade e a capacidade de interagir no meio das engenharias. Parabéns ao nosso presidente Juares, a diretora da Mútua Marciane, e a todos que contribuíram para o sucesso do evento”, finalizou.

 

Texto: Caroline Mesquita e Cecília Borges