Entidades realizam treinamento em REDD+ na capital mato-grossense

16 de junho de 2010, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Entidades realizam treinamento em REDD+ na capital mato-grossense

As discussões sobre mudanças climáticas e formas de mitigação avançam envolvendo poderes públicos e sociedade fazendo com que o mecanismo de REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) se torne cada vez mais evidente. Neste sentido, Mato Grosso está em pleno processo de construção do Programa Estadual de REDD e do estabelecimento do marco legal.

Por isso, socializar informações e nivelar conhecimento entre atores locais, incluindo indígenas e assentados rurais, representantes de entidades, associações e governos, entre muitos, é fundamental para garantir a efetividade e legitimidades das ações.

Neste sentido, será realizado nesta semana, entre 16 e 18 de junho, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, o ‘Curso Introdutório sobre Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação e o Papel da Conservação, do Manejo Sustentável das Florestas e da Restauração dos Estoque s de Carbono (REDD+)’. O curso é destinado para cerca de 40 pessoas representantes de entidades da sociedade civil, governos municipais, estadual e federal, além de população local onde existe potencial para implementação de projetos de REDD+ em Mato Grosso.

A iniciativa é da TNC (The Nature Conservancy), em parceria com CI (Conservação Internacional) WWF (World Wide Fund for Nature ), GTZ ( Agência Alemã de Cooperação Técnica) e ICV (Instituto Centro de Vida) e conta com apoio da Embaixada do Reino dos Países Baixos.
O objetivo, segundo Edenise Garcia, da TNC, é nivelar conhecimentos e capacitar em REDD+ este grupo bastante variado de pessoas, para elas possam entender o assunto e participar, ativamente, das discussões sobre o mecanismo. “É importante que todos conheçam para que possam se manifestar”, disse.

O treinamento realizado em Cuiabá é a terceira etapa de um projeto de discussão sobre REDD+ realizado em todo o Brasil.

Confira a programação co mpleta no site: www.icv.org.br.