Entidades de Classe de Tangará da Serra realizam 1ª Feira de Horticultura

30 de julho de 2018, às 12h44 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Compartilhar esta notícia

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), João Pedro Valente, recebeu dia 24 de julho o presidente da  Associação dos Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra (AEATGA), engenheiro agrônomo Claudio Terzi,  a diretora do Sindicato Rural de Tangará da Serra, engenheira agrônoma Eloiza Zuconelli e os professores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Tangará da Serra, engenheiro agrônomo Wilian Krouse  e engenheira florestal Celice Silva. Na pauta, a realização da 1° Feira de Horticultura do município.

“Vemos a iniciativa das entidades como extremamente positiva pois, estimulam o avanço da pesquisa e extensão em hortifrúti em Mato Grosso. Além de ter como público alvo o e envolvimento de produtores rurais de toda cadeia do agronegócio como fornecedores, vendedores, compradores e a comunidade rural em geral’, comentou o presidente do Crea-MT, João Pedro Valente.

A 1ª Feira de Horticultura, terá o intuito de promover a difusão de tecnologia em horticultura a produtores rurais, técnicos extensionistas, estudantes e a comunidade em geral, bem como realizar discussões sobre a comercialização e o mercado de frutas, hortaliças e flores tropicais como alternativa de utilização no aumento da geração de renda para agricultores e empresas do setor. Na programação do evento estão previstas atividades como palestras, minicursos, exposição de produtos de hortifrúti de Mato Grosso, giro tecnológico pelas estações de demonstração de frutas, flores e hortaliças, bem como a visitação aos estandes das instituições e empresas de tecnologias para o hortifrúti.

“Também chama a atenção as discussões previstas no programa do evento, sobre os gargalos da comercialização de frutas, hortaliças e flores tropicais em Mato Grosso, a divulgação de resultados de pesquisas científicas e experiências de sucesso do setor de flores, frutos e hortaliças desenvolvidas e adaptadas para nosso Estado; o fomento e a adoção de boas práticas de cultivo de frutas, flores e hortaliças, entre outras inúmeras propostas”, declarou o presidente do Crea-MT.

De acordo com os organizadores, o evento está previsto para ser realizado nos dias 26 e 27 de setembro, das 8h às 18h na Unemat, devido a instituição de ensino ter várias estações de pesquisas dessa natureza. A feira contará com a participação de fornecedores de insumos em geral do setor de hortifrutigranjeiro comercializando seus produtos, além de mini palestras sobre hidroponia e controle de pragas e doenças. Visitas de técnicos, acadêmicos, alunos de escolas da região e da comunidade.

“Viemos buscar apoio, já que o objetivo da feira é estimular a atividade no seguimento de hortifrúti, envolvendo profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua e acadêmicos na área da engenharia. Entendemos que a região tem um arranjo produtivo de variedades. A ideia é profissionalizar esse seguimento na produção de hortaliças, frutas e flores, tendo a feira como ferramenta para atrair produtores na atividade e colocar o setor de hortifrutigranjeiro em evidência”, detalhou o presidente da AEATGA, Claudio Terzi.

A 1ª Feira MT HORTICULTURA será realizada, dias 26 e 27/09, no Centro de Pesquisa, Estudos e Desenvolvimento Agroambientais (CPEDA) “Professor Willian Krause” da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)
Rodovia MT-358, Km 07, Jardim Aeroporto, Tangará da Serra – MT, outras informações pelos telefones (65) 33114920 e WhatsApp (65) 996122233.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT

Confira abaixo a programação preliminar:

1º DIA (26/09/2018 – QUARTA-FEIRA)

07h30 às 17h – Giro tecnológico às estações de frutas, flores e   hortaliças (Área Experimental)

07h30 às 17h00 – Exposição de produtos de hortifrúti de MT (Tenda central)

07h30 às 17h – Visitação aos estandes das empresas de tecnologias para o hortifrúti (Estandes)

10h às 11h30 – Solenidade de abertura (Auditório)

13h30 às 15h – Casos de sucesso de Hortifrúti de Mato Grosso (Palestra no Auditório) Eng. Agr. Jefferson Silva Dantas – Casa do Adubo

2º DIA (27/09/2018 – QUINTA-FEIRA)

07h30 às 17h – Giro tecnológico às estações de frutas, flores e hortaliças (Área Experimental)

07h30 às 17h – Exposição de produtos de hortifrúti de MT (Tenda central)

07h30 às 17h – Visitação aos estandes das empresas de tecnologias para o hortifrúti (Estandes)

13h30 às 15h – Cooperativismo: alternativa para a comercialização de hortifrúti (Palestra no Auditório) Carlos Araújo Távora – Cooperativa Agropecuária mista Terra Nova do Norte

13:30 às 17h30 – Gestão financeira do negócio (Minicurso – sala de aula) Sicredi

13:30 às 17h30 – Plasticultura: saiba como cultivar em estufas (Minicurso – sala de aula) Prof. Dr. Santino Seabra Júnior – Unemat

13:30 às 17h30 – Hidroponia (Minicurso – sala de aula) Prof. Dr. Adalberto Santi – Unemat

13:30 às 17h30 – Fertirrigação (Minicurso – sala de aula) Prof. Dr. Gláucio da Cruz Genúncio – UFMT

13:30 às 17h30 – Arranjos Florais (Minicurso – sala de aula) Profa. Dra. Celice Alexandre Silva- Unemat

13:30 às 17h30 – Manejo Integrado de Pragas e de Doenças na Horticultura (Minicurso – sala de aula) Profa. Dra. Dejânia Vieira de Araújo / Profa. Dra. Mônica J. Barbosa Pereira – Unemat

13:30 às 17h30 – Produção de mudas de fruteiras e de flores micropropagadas (Minicurso – sala de aula) Dra. Ednamar Gabriela Palú- Unemat