Egressos de Engenharia Civil recebem carteiras profissionais

11 de maio de 2023, às 17h50 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

A Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC-MT), em Mato Grosso em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), realizaram dia 05 de maio entrega de carteiras profissionais para egressos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).

Ao entregar a carteira profissional aos egressos, o presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, parabenizou os novos profissionais do Sistema Confea/Crea. “ Esse é só o começo de grandes trabalhos que serão desenvolvidos a partir de agora. Tenho certeza que esses novos engenheiros civis farão atuações brilhantes frente a modalidade de Civil”, disse Juares.

Na oportunidade, Samaniego explanou sobre a extrema importância de levar informações sobre o funcionamento do Conselho, também através da entidade de Classe Abenc-MT que vem desempenhando ações de valorização profissional. “Às vezes os acadêmicos chegam até a faculdades, e, recebem informação que o Crea-MT não ajuda os engenheiros, ou tecnólogo, que só arrecada. Isso não procede, o conselho dá atribuição ao profissional e fiscaliza o exercício ilegal da profissão. Ele abre mercado ao engenheiro na hora que vai fiscalizar uma obra, que pode deparar com uma falta de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que é um contrato feito com o proprietário da determinada obra. A função do Crea-MT não é fiscalizar a construção e sim a existência de um técnico habilitado no local”, disparou Juares.

O presidente da Abenc-MT, eng. civil, Archimedes Pereira Lima Neto saudou os novos engenheiros, engenheiras e familiares dos egressos presentes, expressando que os profissionais novatos do Sistema conheceram a “casa”, ou seja , da Engenharia. Na oportunidade, Archimedes agradeceu os professores e professoras que acompanharam os novos engenheiros na longa jornada de aprendizado. “Essa é a primeira vez que estamos fazendo a entrega das carteirinhas após a pandemia. É fundamental para nós, olhar nos olhos de cada um e poder dizer “bem-vindo ao esse Sistema”, que estão conhecendo hoje”, ressaltou ele. Na ocasião, Archimedes solicitou todos para colocarem o capacete de trabalho na obra, simbolizando início da profissão na área de engenharia, além da segurança no local de trabalho. O engenheiro civil falou sobre a entidade de classe ligada aos engenheiros civis e a importância da Abenc-MT.

Para a egressa de engenharia civil, Kelly Cristhina Campos de 22 anos, esse é o ponto pé inicial da carreira e a ferramenta para as atividades da profissão serem desempenhadas com segurança. É muito importante, porque passamos 05 anos batalhando, então, hoje, estar recebendo a carteirinha das mãos do próprio presidente é uma honra. Finalizei o estágio e já até fui contratada, e estou muito feliz”, disse Kelly.
Já o egresso civil João Mateus Verhalen de 23 anos, é um sonho realizado e sensação de dever cumprido. “Graças a Deus vou poder exercer a profissão. Estou muito feliz. Fiz estágio em três lugares diferentes, no setor de obras, inclusive pela Secretaria de Estado, no Hospital Central e em uma empresa privada de engenharia, onde atualmente fui contratado”, disse o egresso de engenharia civil.

Coordenador do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) , eng. civil Leandro Luetkmeyer expressou a batalha dos profissionais dessa categoria. “ Cada engenheiro já passou na pele o que esses egressos passaram. Foram cinco anos dentro da graduação, sonhando com o título e o dia em ter na frente do nome a titulação “eng”. É um motivo de orgulho para a todos e para nós também. Assim como eles batalharam tanto por isso, para nós é um orgulho esses novos engenheiros civis estarem aqui e de forma profissional. Não estão mais como estudantes e sim como profissionais parabenizo todos, tenho certeza que vamos voltaremos a nos encontrar de forma profissional”, disse Leandro.
A professora do curso de engenharia civil, eng. civil Aledir Magalhães destacou que a iniciativa da Abenc-MT de fazer a entrega das carteirinhas é para que os novos egressos conheçam como funciona do Sistema. “Quando a gente desenvolve um trabalho, com um projeto, o Crea-MT está junto, esta é a nossa casa. É importante entender como funciona do Conselho, podendo tornar um dia conselheiros e grandes profissionais do mercado”, salientou Aledir.

O diretor financeiro da Mútua-MT, eng. civil Silvano Pohl Moreira de Castilho Junior, fez uma explanação da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea de Mato Grosso, sobre os benefícios concedidos pela instituição, considerada o “braço social” do Sistema. Também fizeram parte do evento, o coordenador adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Civil , Agrimensura e segurança do Trabalho (Cecas), eng. sanitarista Valmi Simão e a diretora da Abenc-MT, eng. civil Rejane Mara Castiglioni. A diretora financeira da Abenc-MT, eng. civil Célia Regina Mazzer falou sobre  a cartilha do profissional e realizou o sorteio de brindes aos presentes.

Confira a galeria de fotos aqui

Cristina Cavaleiro | Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)/Fotos: Rennan Kawahara