Documentário aborda Geoparque Aspirante de Chapada dos Guimarães como estratégia de divulgação científica e fortalecimento do turismo

1 de junho de 2023, às 10h27 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Você já ouviu falar que a região de Chapada dos Guimarães já foi mar, ou que foi habitado por dinossauros? Esses e outros aspectos do passado geológico da região, que dão identidade ao local, são explicados no documentário feito pela Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), com o auxílio de parceiros. A produção aborda o projeto de Geoparque Aspirante Chapada dos Guimarães (MT), mostrando a sua riqueza em relação a diversidade geológica e as possibilidades de uso para o turismo, educação e a conservação da biodiversidade.

Ao todo, foram feitos seis episódios que, além do município mato-grossense, retratam as regiões dos Projeto Geoparque Corumbataí (SP) e Seridó Geoparque Mundial da UNESCO (RN). As filmagens serão transmitidas pela TV Cultura, no Programa Periscópio, às 19h dos dias 1°, 8, 15 e 22 de junho. Segundo o presidente da Febrageo, Caiubi Kuhn, o documentário vai além do conhecimento geológico de Mato Grosso. “É a visão de Chapada dos Guimarães além das cachoeiras, é retratado o processo histórico das paisagens que temos hoje e como elas impactam na vida de quem reside na região”, explica.

Conforme a Unesco, os Geoparques Mundiais são áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Sua abordagem ascendente que combina a conservação com desenvolvimento sustentável e que, ao mesmo tempo, envolve as comunidades locais, está se tornando cada vez mais popular. Segundo Fábio Reis, diretor financeiro da Febrageo, o documentário ajuda a esclarecer a história de Chapada dos Guimarães, traduzindo o conteúdo científico para o turismo. “Isso incentiva que os empreendedores do turismo aprendam sobre essa história e consigam traduzir de forma clara para os visitantes”, diz.

Segundo a geóloga e Presidente da Associação Profissional dos Geólogos de MT (AGEMAT), Sheila Klener, o documentário pretende apresentar a região para o Brasil e para o mundo, para que o Geoparque Aspirante seja reconhecido como Geoparque da Unesco. “Isso pode contribuir sobremaneira para diversificar a economia do setor turístico do município”, diz. Na visão de Ricardo Giaroli, diretor de audiovisual da Periscópio Film e produtor dos documentários, “Chapada dos Guimarães tem todos os princípios exigidos pela Unesco para ser considerado um Geoparque”, considera.

Tal reconhecimento afeta diretamente no setor turístico da região, potencializando a divulgação do local, fazendo com que se torne um destino mundialmente conhecido. “Irá tornar o mercado do trade turístico aquecido, potencializando o surgimento de novos produtos, bem como os avanços na educação, uma vez que pesquisa e qualificação tornam-se cada vez mais necessárias, por conta dos novos postos de trabalho que esse reconhecimento vai trazer”, pontua Alexandre Barão, Secretário Municipal de Turismo Cultura e Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães.

O Prof. Dr. Do Instituto Federal de Mato Grosso, Daniel Martins, comenta que a região não é mais uma unidade de conservação. “Lá existe o conceito de gestão de território e aproveitamento do material geológico. Toda essa riqueza é utilizada para o turismo, educação e para manter a sua preservação”, diz. Completa ainda que é uma forma da ciência ser disseminada de forma simples e de fácil entendimento, fazendo com que o conteúdo chegue a cada vez mais pessoas.

Além disso, é preciso levar em consideração o envolvimento educacional que ele proporciona aos moradores. “Hoje existem cursos para professores, onde esses profissionais aprendem sobre geologia, geomorfologia, paleontologia, arqueologia, turismo e outras áreas, desenvolvendo assim, o conhecimento que será difundido junto à comunidade”, observa Sheila. “Além disso, o envolvimento das escolas da região faz com que os estudantes tenham novas perspectivas de vida e busquem outras possibilidades de futuro, por meio da educação”, completa Flávia Santos, professora Drª. da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O que: Documentário sobre Geoparque Aspirante de Chapada dos Guimarães

Transmissão: TV Cultura (Programa Periscópio, às 20h dos dias 1 e 8 de junho)

Realização: Periscópio, Equipes Chapada dos Guimarães

Apoio: FEBRAGEO, GEOCLUBE, AGEMAT, UFMT, IFMT, Prefeitura de Chapada dos Guimarães.

Patrocínio: Mútua, CREA-MT

Fonte: Laura Reserde –assessora de imprensa Febrageo