Discurso de encerramento da 66ª Soeea em Manaus
21 de agosto de 2012, às 15h12 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
“Boa noite a todos, gostaria de primeiramente agradecer pela receptividade e, parabenizar os amazonenses pela belíssima cidade e a comissão organizadora da 66ª Soeaa, pelo sucesso desse evento que participamos.
Também estou bem à vontade para dizer a vocês que a vantagem de se ter mais de 50 anos é ter vivido o bastante e ter visto muitas coisas acontecerem. Digo isso, diante da escolha de Cuiabá como uma das sub-sedes da Copa do Mundo em 2014, da escolha de Cuiabá para sediar a 67ª Soeaa e, também por que apesar de paulista de nascimento sou matogrossense de coração e de TÍTULO.
Diante desses acontecimentos vejo que abre-se um mundo novo para Mato Grosso que cresceu mais que todos os outros Estados da federação com uma taxa de 111,5%, entre os anos de 1995 a 2008. Nos últimos 10 anos, a indústria mato-grossense apresentou também um crescimento de 200% com uma média de 11,6% ao ano. O volume de vendas externas por exemplo foi de 52% e 42% no saldo da balança comercial. Hoje representamos 63% da exportação da região Centro Oeste e 23% do superávit brasileiro.
A Soeaa para Cuiabá, assim com as olimpíadas e a Copa do Mundo para as outras cidades brasileiras trarão a reconstrução de uma identidade histórica, acopladas num mundo moderno e de enormes transformações. Agora, o tempo junta tudo e traz um cenário de imensas oportunidades baseado no marketing, fenômeno que hoje carrega e transforma boa parte da economia mundial.
E, para se preparar para esse desenvolvimento e os desafios que se aproximam, o Crea-MT também está se modernizando e já realizou o seu Planejamento Estratégico e sua adesão ao GESPUBLICA, devendo ainda este ano receber a sua Certificação, numa clara demonstração de ações na Busca da Excelência.
Contribuímos também para a articulação de uma nova força para o Sistema Confea, Crea e Mútua, a criação do Crea Centro Oeste. Importante elo com a maioria das regiões brasileiras, o Centro-Oeste tem uma localização estratégica: está bem no coração do Brasil. As rodovias federais que passam por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal são responsáveis pela integração entre as regiões produtoras de grãos e a agropecuária e os principais centros consumidores do país. É no Centro-Oeste que estão alguns dos maiores números da agricultura e da pecuária nacional.
E, é desse Centro Oeste que dentro de minutos todos vocês poderão conhecer um pouco da nossa cultura e música, no show de encerramento. Trouxemos artistas que os levarão a uma viajem pela história de um estado continente, que mistura tradição cabocla com o progresso e a modernidade dos grãos de soja.
Deixo aqui também o convite não só do Crea Mato Grosso mas também em nome dos Regionais do Centro Oeste, para estarmos juntos em agosto de 2010, em Cuiabá, uma cidade calorosa e de povo hospitaleiro para participarmos da 67ª Soeaa e do 7º CNP”.
*Tarciso Bassan
Presidente do Crea-MT