Diferentes serviços e informações são oferecidos na ExpoSOEAA
24 de agosto de 2010, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
Realizada paralelamente à 67ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (SOEAA), a feira possui 24 estandes distribuídos em uma área de 20 metros quadrados. Iniciada no último domingo (22), termina nesta quarta-feira (25)
Programa Espacial Brasileiro, projetos de arquitetura sustentável e oportunidades de emprego. Estes são alguns dos serviços e informações oferecidos pela ExpoSOEAA aos visitantes que chegam ao Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Realizada paralelamente à 67ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (SOEAA), a feira possui 24 estandes distribuídos em uma área de 20 metros quadrados. Iniciada no último domingo (22), a ExpoSOEAA termina nesta quarta-feira (25). A 67ª SOEAA é um evento realizado pelo Confea em parceria com o Crea-MT.
Entre os estandes mais procurados, destaca-se o da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea. Além da possibilidade de associação imediata, o local disponibiliza – gratuitamente – massagens que são feitas por deficientes visuais. Quem desejar levar como recordação sua caricatura, o estande da Mútua colocou um profissional especializado nessa arte.
Com uma média diária de 800 visitações, a Vale trouxe à ExpoSOEAA seus programas de estágio e pós-graduações. “Estamos participando da feira com o objetivo de divulgar as oportunidades de emprego oferecidas pela empresa não apenas aos recém-formados, mas também aos profissionais”, informa a analista de Recursos Humanos da Vale Inês Correia. Ela conta que a participação na feira objetiva o fortalecimento da parceria entre a mineradora e o Sistema Confea/Crea.
Apresentando soluções de gestão para a agroindústria e construção e projetos, a empresa de softwares TOTVS recebe, em média, 50 participantes em seu estande entre profissionais, estudantes e empresários de várias cidades brasileiras como Rio Grande do Sul e São Paulo. O proprietário da unidade TOTVS Cuiabá, Jonkel Magalhães, avalia como positiva a participação na ExpoSOEAA.
Mas a feira tem espaço, também, para a divulgação de projetos de pesquisa acadêmica. No estande da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), estão expostos projetos de moradias que tem por inspiração o método construtivo utilizado pelos povos indígenas.
Como ocorre em todas as SOEAA’s, os Crea’s de todas as regiões do país disponibilizam aos profissionais e visitantes, além de um espaço de convivência, material institucional e informativo.
AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA – Participando pela segunda vez de uma Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (a primeira foi em Alagoas no ano de 2006), a Agência Espacial Brasileira (AEB) – juntamente com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) – trouxe à Cuiabá (MT) esclarecimentos sobre o Programa Espacial Brasileiro. “Gosto muito desse assunto, daí, estar aqui visitando e buscando mais informações sobre esse programa”, explica o engenheiro agrônomo do Paraná Ricardo Araújo.
Assim como ele, as estudantes do 6º semestre de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMT Tathiane Isoton, Mayara Marques e Ana Carolinie Pintar aproveitaram a oportunidade para conhecer, de perto, não apenas o Programa Espacial Brasileiro, mas as réplicas dos foguetes VLS e VSB-30 e a estação climatológica expostas no estande. “Aqui tem muita coisa diferente e interessante que acrescenta ao conhecimento que a gente aprende na faculdade”, garante Ana Carolinie.
Os visitantes do estande da AEB, além de variedade de material informativo impresso, têm disponibilizados vídeos institucionais e fotos que mostram, por exemplo, os centros de lançamento e o Laboratório de Integração e Testes do Inpe.
*Paula Peres
Comunicação Soeaa