Deputado federal Aldo Rebelo conhece projeto do Memorial

30 de agosto de 2011, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

O deputado Aldo Rebelo, do Estado de São Paulo, esteve na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) na tarde do dia 29 de agosto, para conhecer os detalhes do projeto do Memorial “Diretas Já” que será construído em Cuiabá, em local ainda sem definição. Além do deputado federal, o conselheiro federal Marcos Vinícius Santiago, a ex-deputada federal Thelma de Olivera, o presidente do Instituto Dante de Oliveira, Leonardo Oliveira e representantes de entidades que apoiam o projeto, como a OAB-MT participaram da reunião.

Rebelo afirmou que já tinha ouvido falar do projeto por intermédio de um amigo, mas obteve detalhes após apresentação do arquiteto e urbanista Aluízio Arruda, autor do ante-projeto do Memorial que explicou ainda a concepção do projeto que deverá ter mil metros quadrados.

“A forma da edificação, que terá a cobertura de concreto pretendido, nos lembra uma onda que representa o movimento das Diretas Já que começou pequeno e teve uma pequena queda quando a emenda foi derrotada, mas se agigantou e tomou as ruas”, afirma Arruda.

Segundo Rebelo, o Brasil teria todo tem interesse nesse projeto. “O Congresso Nacional pode ajudar de várias formas. Tanto os parlamentares podem destacar emendas, como o próprio governo pode ajudar criando a proposta de recursos e convênios. Toda a sociedade deve apoiar porque Dante foi um dos grandes protagonistas daquele momento histórico”, declarou.

O Presidente do Crea-MT, Tarciso Bassan, informou que a proposta de apoio ao projeto já foi aprovada pela Planária do Conselho e também colocou à disposição o corpo técnico do Crea. “Esse memorial é importante não somente por que Dante era engenheiro, mas também por se tratar de uma pessoa que fez história”, lembrou Bassan.

Para Arruda, quem doou o projeto, “o movimento das ‘Diretas’ foi uma das manifestações políticas e sociais mais importantes da história do Brasil. O memorial representará a luta por um país democrático e contra a ditadura”, disse.

Apesar da indefinição do local da obra orçada em R$ 3 milhões, a ex-deputada e viúva de Dante, Thelma de Oliveira acredita que deva ser executada em locais como o Parque Mãe Bonifácia ou o Centro Político Administrativo. “Essas manifestações de apoio mostram que a sociedade está cada vez mais empenhada nesse objetivo”, afirma Thelma, que também agendará uma reunião com a bancada mato-grossense de deputados e senadores em Brasília.

Além de dois salões, um que representa a época ditatorial e o outro que representa o período democrático, o autor da emenda, o ex-governador e engenheiro civil Dante de Oliveira terá um mezanino destinado a apresentar sua história política por meio de objetos, fotografias, vídeos e documentos.

Código Florestal – Relator do novo Código Florestal brasileiro, Aldo Rebelo também foi questionado na ocasião sobre a aprovação do Código e sua real aplicação. “Acredito que será aprovado sim. É um texto moderno que alia desenvolvimento e preservação ambiental. O texto teve apoio de todos os partidos da base do governo e dos principais partidos de oposição na Câmara. Foram dois anos para fazer o relatório, mas agora os relatores devem dar um parecer nos próximos dias 6 ou 7 de setembro”, declarou.

*Laís Costa e Rafaela Maximiano
Gecom/Crea-MT