Delegação do Crea-MT participa da 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia em Vitória (ES)
6 de outubro de 2025, às 20h23 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos
A delegação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) participou, na noite desta segunda-feira (6), da cerimônia de abertura da 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), realizada em Vitória, Espírito Santo.
Neste ano, o evento vai promover debates com o tema “Projetando Caminhos para o Futuro do Brasil”. A Soea se consolida como um espaço de aprendizado e de apresentação de propostas e soluções técnicas para a sociedade.
O presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, esteve no evento, ao lado dos 26 presidentes dos outros Regionais.

Durante a cerimônia de abertura, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. telecom. Vinicius Marchese, saudou os participantes e destacou o prestígio de reunir, em um mesmo espaço, tantos profissionais comprometidos com a Engenharia, a Agronomia e as Geociências. “O Sistema precisa se transformar em uma ferramenta de gestão pública. O papel do Confea é simplificar o trabalho dos profissionais”, afirmou Marchese.
Para o anfitrião e presidente do Crea-ES, eng. agr. Jorge Silvao, o evento é um grande espaço de diálogo e networking. “Vamos aproveitar este que é um dos maiores encontros tecnológicos de Engenharia, Agronomia e Geociências do Brasil e da América Latina, que nesta edição reúne, além das novidades da Corrida e da Feira, o Contecc, as visitas técnicas e o CNP”, disse.
Além de saudar a todos, o eng. civ. Joel Krüger, diretor-presidente da Mútua, ressaltou a importância da Semana da Engenharia e da Agronomia, na valorização profissional, e na discussão de temas tão importantes, como cidades inteligentes. Lembrou ainda que esta é segunda vez que o estado do Espírito Santo recebe este que é o maior evento da América Latina.
“Contem com a Mútua, que estará sempre ao lado do Confea, dos Creas e de todos os profissionais em eventos como estes que trazem temas fundamentais. Investimos nos congressos distritais e estaduais dos Creas, nas delegações que estão participando da Soea, com mais de R$ 2,5 milhões. Na sequência, teremos o Congresso Nacional de Profissionais, onde temos que ter como destaque a questão da empregabilidade”, disse.
Krüger pontuou que não basta se preocupar com os formandos, com os recém-formados, mas também com os profissionais que não estão empregados ou que precisam trabalhar em áreas diferentes de suas formações. “Temos um programa de empregabilidade, desenvolvido junto ao Sebrae, que discute este tema, valorizando os nossos profissionais. Todos precisam conhecer.”

Também participaram da cerimônia, o Governador do Espírito Santo e engenheiro florestal, Renato Casagrande, e a vice-prefeita do município da Serra (ES), Gracimeri Gaviorno. Representando os presidentes de todos os Regionais, o presidente do Crea-CE, eng. civ. Fernando Galiza, parabenizou toda a equipe que organizou a Soea e citou que o evento é um grande espaço de aprendizado.
“Gostaria de cumprimentar a todos que vieram prestigiar, aprender, fazer networking e ver várias palestras aqui. É uma grande honra estarmos aqui representando todos os presidentes, que é um time muito unido, sempre trocamos muitas informações e nos ajudamos muito sempre em prol da Engenharia, Agronomia e Geociências”, disse.
Já a presidente do Crea-AM, Alzira Miranda, subiu ao palco representando as engenheiras do Sistema Confea/Crea e Mútua. A engenheira de pesca reforçou que a Soea constrói grandes debates para levar soluções à sociedade. “Esta Soea está sendo um marco porque ela é um sinônimo de persistência e resiliência. Desde o primeiro momento esta edição está pensando nos profissionais e é para isso que esse Sistema existe. Nós estamos muito felizes de fazer parte desta história e estamos aqui representando todas as mulheres do Sistema. O profissionalismo não tem gênero, nós precisamos ser capazes de acreditar, e é isso que este evento está trazendo. Toda vez que a gente se reúne para trocar informações, estamos construindo ideias para trazer o melhor à sociedade”, finalizou.
Representando o Plenário do Confea, a conselheira federal, eng. agr. Giucélia Figueiredo e o vice-presidente do Confea eng. florestal Nielsen Christianni, também subiram ao palco.
Programação
Ao longo de quatro dias, profissionais, estudantes, autoridades e especialistas de todo o país terão acesso a uma programação diversificada, marcada por palestras, debates, painéis e atividades que refletem os desafios e as oportunidades da Engenharia, da Agronomia e das Geociências no Brasil contemporâneo.
Todos os debates poderão ser acompanhados pelo Youtube. Com uma agenda que reúne líderes nacionais, internacionais e autoridades locais, a Soea reafirma seu papel como ponto de encontro indispensável para refletir sobre os rumos do desenvolvimento do Brasil. Seja em debates sobre projetos sustentáveis, colaborações que impulsionam o turismo e a economia ou discussões sobre inovação tecnológica, o evento mostra como as profissões do Sistema contribuem para um futuro mais promissor e conectado. Confira a programação.
Texto: Caroline Mesquita e Confea – Fotos: Confea