Curso de Agronomia da Unemat se destaca em Mato Grosso
18 de novembro de 2011, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Um dos cursos de Engenharia Agronômica mais conceituados, em Mato Grosso, é ofertado pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), campus de Tangará da Serra. Com mais de 10 anos de existência, o curso já formou centenas de alunos da região e de outras localidades do país. Em 2012, a perspectiva da universidade é oferecer mais um curso da área tecnológica: o de engenharia civil.
O novo curso já tem demanda, afirma o coordenador da unidade, o sociólogo Sérgio Baldinotti. “Graças a expansão do município e das exigências legais para a contrução de novos imóveis ou mesmo reforma, a necessidade de profissionais habilitados é evidente”, destaca.
De acordo com O coordenador, pessoas de diversas localidades entraram em contato com a Unemat manifestando a vontade de ingressar no curso de engenharia civil. Mas, apesar da empolgação, o curso deve ser ofertado apenas no 2° semestre de 2012 porque a ampliação da unidade e as adequações dos prédios ainda estão em fase de planejamento.
Já o curso de Agronomia tem uma estrutura completa com vários laboratórios e uma área experimental de 52 hectares. “Diversos fatores influem na qualidade do curso, mas podemos destacar três. Primeiro: quase todos os professores do curso são doutores; segundo, nossos alunos tem um contato direto com a comunidade e fazem estágios em áreas de agricultura familiar e de grandes produtores; e, por fim, temos uma área experimental, que ainda não é a ideal, mas é muito boa”, reforça Baldinotti.
Para o coordenador, a experiência adquirida pelos alunos durante o tempo em que estão no meio acadêomico contribui para o sucesso do profissional no mercado de trabalho e, em alguns casos, as oportunidades de emprego aparecem quando os alunos ainda estão estudando.
Por fim, o professor destaca a importância do curso em período integral. “É impossível distribuir mais de 4 mil horas em apenas um período de estudos”, afirma, se referindo aos cursos de graduação na área tecnológica.
UNEMA/TGA – A unidade conta hoje com mais de 2 mil acadêmicos distribuídos em sete cursos e apesar de ter alunos de diversas cidades e estados, mais de 50% são de Tangará da Serra.
Crea na TV – A matéria completa sobre a estrutura do curso de Engenharia Agrônomica no campus da Unemat de Tangará da Serra, seus laboratórios, professores e alunos pode ser conferida pelo programa Crea na TV que vai ao ar todas as segundas e quintas-feiras, no canal 30, às 17h. Ou no canal do Youtube “creamatogrosso”, que pode ser acessado pelo site do Conselho.
*Aline Coelho
Gecom/Crea-MT