Curso Básico de Geossintéticos é promovido em Cuiabá

9 de maio de 2016, às 17h14 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

A Associação Brasileira de Geossintéticos (IGS-Brasil) juntamente com a Ferst Comércio e Representações – Soluções Tecnológicas realizaram na semana passada o Curso Básico de Geossintéticos para Obras de Engenharia, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), em Cuiabá.

 

Dentre os assuntos abordados: conceitos básicos, principais aplicações, requisitos e técnicas construtivas. O curso promoveu o conhecimento sobre os principais tipos de geossintéticos, suas funções e propriedades e os conceitos básicos associados a aplicações em obras viárias, da terra, hidráulicas e de proteção ambiental.

 

A palestra é fundamentada através do Grupo de Pesquisas em Geossintéticos da Universidade de Brasília (GPGeos) pelo coordenador, Professor  Ennio Marques Palmeira. O Professor Ennio já atua em pesquisas em geossintéticos desde 1979, tendo feito seu mestrado, doutorado e estágio de pós-doutorado neste assunto. Desde 1988 vem sendo ministrada no Programa de Pós-Graduação em Geotécnica da UnB disciplina sobre utilização e projeto de obras geotécnicas e de proteção ao meio ambiente incorporando geossintéticos .

 

Para o presidente do Crea-MT Juares Samaniego o curso trouxe para os profissionais da região mato-grossense conhecimentos mais específicos relacionados a novas tecnologias das construção civil, ”temas abordados como: obras de drenagem,  filtração com geossintéticos, propriedades e ensaios com geossintéticos entre outros foram os assuntos abordados na excelente apresentação do professor Ennio”.