CreaJR-MT promove palestra para acadêmicos de Engenharia da UFMT
23 de julho de 2018, às 15h57 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
A coordenação estadual do CreaJR-MT realizou dia 18 de julho, no auditório da Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a palestra “Conhecendo o Sistema Confea/Crea e Mútua”, para acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil, Agronomia, Sanitária e Ambiental e Geologia.
A palestra foi conduzida pelo conselheiro do Crea-MT, engenheiro civil Silvano Pohl Moreira de Castilho, que destacou a visão geral aos alunos de como é formado e funciona o Sistema Confea/Crea e Mútua, bem como a criação da Lei 5.194. O conselheiro mostrou aos alunos os problemas éticos, diferença entre ética e moral, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a Certidão de Acervo Técnico (CAT).
De acordo com o conselheiro, a ART é válida como garantia dos serviços prestados, alimentação do Acervo Técnico do Profissional e é imprescindível para fiscalização, limitando a responsabilidade entre as partes e garantindo os direitos autorais.
“O encontro direcionado à Anotação de Responsabilidade Técnica tem a intenção de atingir acadêmicos que estão prestes a se formar, a importância de fazer a ART no início da vida profissional. Aproveitamos para explicar sobre o preenchimento da ART e alertar sobre possíveis irregularidades”, explicou o conselheiro.
Para o coordenador estadual do CreaJr-MT, estudante de Engenharia Sanitária Joberth Gambati, a ideia do encontro é mostrar aos futuros profissionais da área tecnológica que irão compor o Crea-MT, como funciona o Sistema, com objetivo de levar o Conselho para dentro da Instituição de Ensino. Na ocasião foi realizada a eleição do coordenador do curso de Engenharia Civil da UFMT, sendo eleito o acadêmico Matheus Gomes e como adjunta, a estudante Laura Soares dos Santos.
*Equipe de Comunicação do Crea-MT