Crea recebe certificação no segundo nível do programa Gespública
2 de março de 2012, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) alcançou no início deste ano o segundo nível da certificação concedida pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), desenvolvido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Anualmente as instituições que participam do programa enviam relatório contendo informações das ações que desenvolveram e demonstram como aplicaram os fundamentos da excelência (Publicidade, Impessoalidade, Legalidade, Eficiência e Moralidade) em sua gestão.
“Vemos o GesPública como uma ferramenta para trazer mais eficiência e transparência ao serviço público prestado ao profissional e à sociedade. Aliás, a busca de controles para identificar a boa gestão deve ser conquistada pelo Crea, assim como um hábito pró-ativo que devemos perseguir. E o programa se propõe a isto, ser um mecanismo de auto-avaliação permanente, independente de cobranças ou obrigações. Acreditamos que a metodologia de implementação do Gespública, que prevê um sistema de auto-avaliação beneficiará a nossa instituição como um todo”, destacou o presidente do Crea-MT, Juares Samaniego.
A busca pela excelência na gestão pública foi iniciada pelo Conselho em 2009, com a realização de planejamentos estratégicos e o aprimoramento dos serviços do Conselho. Para a superintendente Operacional do Crea, Márcia Margareth Caldas, a manutenção da certificação demonstra o comprometimento da instituição em melhorar constantemente os procedimentos utilizados em todos os setores do Conselho, entre eles, o da fiscalização e do atendimento aos profissionais.
Para Rosimar Sobral, gerente Financeira do Conselho, a implantação de itens de controle das atividades dos setores foi a principal dificuldade enfrentada no início do processo, já que, para ela “as pessoas ainda tem uma impressão negativa de estabelecer uma rotina que será avaliada posteriormente mas, na verdade, os itens são ferramentas gerenciais e podem auxiliar o serviço diário dos funcionários.” Rosimar é uma das integrantes do comitê interno do Conselho que acompanha e desenvolve as ações relacionadas ao Gespública, desde 2010, quando o Crea foi certificado pelo programa.
Em 2012, além de consolidar o planejamento estratégico, os itens de controle, e a reestruturação organizacional, o Conselho vai implantar o gerenciamento de rotina, que tem como objetivo eliminar o retrabalho e, assim, aumentar o rendimento dos funcionários, além de melhorar a comunicação entre os setores do Crea.
*Laís Costa
Gecom/Crea-MT