Crea-MT reúne-se com profissionais de Várzea Grande, Sapezal e Tangará da Serra
19 de junho de 2013, às 11h37 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
No último dia 14 de junho, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) realizou uma reunião preparatória para o 8º Congresso Estadual de Profissionais (CEP) em Primavera do Leste, na sede da Associação de Engenheiros Agrônomos (Aeapl), aonde estiveram presentes o presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, o coordenador da Comissão Organizadora do CEP, eng. agrimensor Carlos Roberto Michelini, a diretora financeira da Mútua-MT, eng. sanitarista Suzan Lannes, o inspetor adjunto, eng. agrônomo Osmar Szenczuk, o presidente da Aeapl, o eng. agrônomo Elton Pereira Cardoso e os profissionais que atenderam ao convite para o encontro.
Nesta terça-feira, dia 18 de junho,a reunião aconteceu Auditório do Sindicato Rural do município de Cáceres, aonde estiveram reunidos, além do presidente do Crea-MT e da diretora da Mútua, Suzan Lannes, o conselheiro do Crea-MT, téc. agrícola Elder Félix de Macedo, a eng. sanitarista Sara Suely Caporossi, os inspetores eng. eletricista Luiz Carlos Lara Pinto e o eng. agrônomo Adilson Domingos dos Reis, acadêmicos dos cursos tecnológicos e profissionais da região.
Para dar início aos debates entorno dos eixos temáticos, que tem como tema central "Marco Legal – Competência Profissional para o Desenvolvimento Nacional", Juares Samaniego falou de alguns dos principais problemas enfrentados pelo Sistema Tecnológico como a entrada em massa de profissionais formados em outros países no mercado brasileiro, a disputa por atribuições pelos profissionais e a alienação dos profissionais egressos quanto às funções das associações, sindicatos e conselho.
Em ambos os municípios, após a explanação e discussão sobre os temas dos quais deverão surgir propostas a serem apresentadas durante o 8º CEP, que acontecerá em Cuiabá-MT, no dia 19 de julho, os profissionais locais elegeram dois delegados que os representarão na etapa estadual.
Em Primavera do Leste foram eleitos o eng. agrônomo Osmar Szenczuk e o eng. eletricista Fábio de Souza Gonçalves. Em Cáceres foram escolhidos o eng. civil Adilson Domingos dos Reis e o geólogo Sérgio Luiz de Melo.
No próximo dia 20 de junho, a comissão do Crea-MT reunir-se-á com os profissionais de Sapezal, na Churrascaria Cupim, a partir das 19h30 e no dia 21 (sexta-feira), reunião preparatória ocorrerá em Tangará da Serra, às 19 horas, na Churrascaria La Carreta. "Gostaríamos da presença do maior número possível de profissionais de cada uma das regiões para que possamos reunir ideias que possam fortalecer o Sistema trazendo propostas que possam ser efetivadas em benefícios do setor", convida o presidente do Crea-MT.
Também no dia 21 de junho, haverá um encontro microrregional em Várzea Grande, na Churrascaria Boi Bom, às 19 horas.