Crea-MT recebe o último Colégio de Presidentes de 2025 em Cuiabá

19 de dezembro de 2025, às 15h18 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) foi anfitrião do 6° Colégio de Presidentes, realizado em Cuiabá, nos dias 18 e 19 de dezembro. O evento reuniu os 27 presidentes dos regionais para os últimos informes e alinhamentos do ano junto ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e a Mútua.

Foto: Confea

Durante o início dos trabalhos, o presidente do Confea, eng. Telecom. Vinicius Marchese agradeceu a recepção do presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, e citou alguns assuntos que seriam discutidos durante a reunião.

“Juares, obrigado por receber o CP, por ser parceiro do Confea e preparar uma estrutura tão propícia para receber uma reunião como esta. O CP está focado em trabalhar, em mais uma reunião de trabalho, então agradeço o entendimento de todos os presidentes por quanto esse momento é importante para a gente alinhar, organizar e manter essa harmonia, então parabéns pela condução durante todo o ano de 2025 também”, disse.

Presidente do Confea, eng. Telecom. Vinicius Marchese | Foto: Confea

Com relação à pauta, o presidente do Confea citou a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados do PL 1.24/2020. A proposta atualiza a Lei nº 5.194/1966, prevendo, entre outros pontos, a federalização do Plenário do Confea e a possibilidade dos Creas destinarem parte de sua renda líquida ao aperfeiçoamento profissional, assim como às entidades de classe.

Também citou a aprovação do PL nº 6.127/2019, que autoriza os Creas a destinarem parte da receita líquida proveniente das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) e das contribuições de associados para ações de capacitação profissional e fortalecimento das entidades de classe. O projeto, igualmente aprovado na CCJC, também segue para apreciação no Senado.

O presidente do Crea-MT Juares Samaniego agradeceu a presença dos presidentes e do Confea pela realização do evento na capital Mato-grossense.
“É uma alegria poder receber na calorosa Cuiabá os colegas, amigos e presidentes de Creas, assessores, vice-presidentes, e agradecer aos diretores e colaboradores do Crea-MT e do Confea que estão presentes em mais um CP onde vamos discutir propostas de interesse do Sistema Confea/Crea, obrigado a todos”, finalizou.

Presidente do Crea-MT , Juares Samaniego | Foto: Igor Bastos

1° dia de trabalho

A pauta do primeiro dia do CP, nesta quinta-feira (18), iniciou com um treinamento do consultor jurídico da Comissão Eleitoral Federal, Joelson Dias, sobre a resolução 1.150/2025, aprovada em abril, estabelecendo um regulamento eleitoral unificado para as eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua, a partir do próximo ano. Destacou os aspectos relacionados ao processo eleitoral, frisando que a nova resolução praticamente reproduz o que já havia em resoluções anteriores.

Foto: Igor Bastos

Logo após, coordenador da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais (CEAP) e eng. Civil Osmar Barros Junior falou sobre os avanços da comissão, as atribuições, destacando a pulverização de títulos. Em 2025, foram 615 processos analisados pela comissão.

2° dia

Nesta sexta-feira (19), o CP finalizou a pauta com temas como a emissão da Certidão de Acervo Operacional (CAO), a integração do presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija, na Comissão Organizadora Nacional da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (CONSOEA), e esclarecimento de dúvidas sobre o Registro Único.

Foto: Confea

A presidente do Crea-PA, Adriana Falconeri também apresentou as ações do regional na COP-30, realizada em Belém.

A presidente do Crea-AL, Rosa Tenório, apresentou o Manual da Recarga Segura, que é um guia rápido para instalação de estações de recarga para veículos elétricos. O manual foi feito em parceria com o Corpo de Bombeiros de Alagoas e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

“A gente criou um passo a passo para diminuir as dúvidas da população, de síndicos que quiserem instalar nos condomínios. Muito feliz com essa produção do Crea-AL e tivemos o cuidado de fazer um guia efetivo para ajudar a sociedade”, disse.

 

Assessoria de Comunicação do Crea-MT
CONFEA