Crea-MT realiza plenária pelos 45 anos e homengeia profissionais
12 de dezembro de 2011, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
A última plenária em 2011, do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), realizada na tarde de sexta-feira, 09 de dezembro, teve um tom especial. A sessão celebrou o Dia do Engenheiro e do Arquiteto comemorado em 11 de dezembro e os 45 anos do Conselho no Estado com a presença do senador Pedro Taques, homenagens a ex-conselheiros, instituições parceiras da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), profissionais e colaboradores da Rio +20.
O tema abordado pelo senador Pedro Taques foi corrupção, escolhido pelo dia internacional contra a corrupção comemorado em 09/12. Taques enfatizou que “devemos combater a corrupção porque ela é ruim. O Brasil tem uma triste tradição de escândalos envolvendo políticos que realizam operações fraudulentas com o dinheiro público, buscando se beneficiar pessoalmente com isso. A corrupção está ligada a vários fatores, entre eles a fragilidade das instituições democráticas e a ausência de mecanismos de fiscalização populares desses órgãos. Mas é importante não esquecer que, se há um corrupto, há também um corruptor. Temos que combatê-la, a corrupção mata e rouba tudo de uma geração “.
Taques também destacou a importância da lisura na gestão pública e do acompanhamento e fiscalização dos gestores a obras públicas pela sociedade. Em 2012 o senador pretende realizar audiências públicas para decidir participativamete os investimentos das verbas a que o Estado tem direito. “Queremos com o resultado dessas audiências desenvolver uma proposta para a ‘Lei de Responsabilidade de Obras Públicas'”, informou Taques.
Entidades parceiras da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), profissionais da área tecnológica e particpantes do Fórum Rio + 20 foram homageados. “Essas entidades parceiras e esses profissionais que dedicam seu tempo a esse trabalho fundamental pela defesa da sociedade precisam ser reconhecidos publicamente. Sem eles não existe o trabalho da FPI”, destacou o coordenador da fiscalização, engenheiro civil Arquimedes Pereira Lima Neto.
Ex-conselheiros também foram agraciados com o certificado de relevantes serviços prestados à nação. “O trabalho do conselheiro é muito importante, além de não remunerado é indispensável tanto ao profissional quanto à sociedade. São eles que analisam os processos nas câmaras e comissões e formam o pleno deste Conselho. É uma homenagem muito justa”, declarou o presidente do Crea-MT, Tarciso Bassan.
Bassan também destacou que esta foi a primeira vez, que uma plenária foi traduzida e interpretada simultâneamente em libras. “Realizamos durante boa parte do ano um curso de libras onde funcionários do Crea participaram e dois já formaram-se como tradutores. Trabalhamos também como uma instituição comprometida com a Acessibilidade, desde nossas ARTs, fiscalizações, palestras até a cultura de acessibilidade passada aos nossos funcionários”, ressaltou.
*Aline Coelho e Rafaela Maximiano
Gecom/Crea-MT