Crea-MT realiza campanha de doação de sangue no dia cinco (5) de dezembro
30 de novembro de 2011, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Profissionais e funcionários do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso poderão participar novamente da campanha de Doação de Sangue do Conselho. A coleta será realizada no dia cinco (5) de dezembro, próxima segunda-feira, das 9h às 17h, na sede do Crea, em Cuiabá.
Com o slogan “Você pode não notar, mas muita gente precisa”, a segunda etapa da campanha, promovida pela instituição em parceria com o Hemocentro do Estado de Mato Grosso, pretende consolidar o ato voluntário de doar sangue. A iniciativa também busca amenizar a demanda e necessidade do Banco de Sangue de Mato Grosso, que devido aos procedimentos de saúde possui uma demanda diária.
“Mais que um ato que garantirá uma pontuação para que o Conselho permaneça com selo de empresa certificado pelo Gespública, a mobilização tem o objetivo de conscientizar e orientar a população sobre a importância da doação de sangue”, destaca a superintendente Operacional do Crea-MT, Márcia Caldas.
Como é a doação – Chegando ao Bando de Sangue, é obrigatória a apresentação de um documento (com foto). Em seguida, será feito o cadastramento do doador. É necessário fazer um teste para saber se o doador não tem algum tipo de anemia. O doador passará por uma breve entrevista confidencial (as respostas serão mantidas em segredo absoluto). É de extrema importância que as respostas, neste caso, sejam verídicas. O doador deve esclarecer todas as dúvidas com os profissionais. O sangue é colhido em bolsas especiais. O tempo dessa coleta é de aproximadamente de 5 a 8 minutos.
Para ser doador é preciso:
Estar em boas condições de saúde
Ter entre 18 e 65 anos
Ter mais de 50 quilos
Não estar tomando medicamentos que possam afetar o sangue
Não ter contraído hepatite após os 10 anos de idade
Não ter feito cirurgia recentemente
Não estar gripado ou ser portador de doenças infecto-contagiosas como doenças de Chagas, sífilis, hepatite, dengue, Aids, HTLV e tuberculose
Não estar exposto à situação de risco, como ter praticado sexo sem proteção ou ser usuário de drogas.
*Laís Costa
Gecom/Crea-MT