Crea-MT realiza 3ª campanha de doação de sangue no dia 1º de novembro

30 de outubro de 2012, às 12h10 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Na próxima quinta-feira, dia 1º de novembro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) receberá em sua sede uma equipe do Hemocentro para a captação de sangue dos funcionários, profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua e sociedade em geral. Essa é a terceira Campanha de Doação de Sangue realizada pelo Crea-MT.

 

De acordo com a direção do Hemocentro, a aproximação de feriados prolongados é preocupante, pois nesses períodos o número de acidentes sobe e a solicitação de bolsas de sangue e derivados aumenta consideravelmente.

 

"Todo os tipos sanguíneos são importantes e muito bem vindos, mas os doadores que têm o tipo O negativo são os mais procurados por serem doadores universais", lembra uma das funcionárias do setor de captação do banco de sangue.

 

De acordo com o presidente do Crea-MT, Juares Samaniego, o Conselho procurará ultrapassar a marca da doação das duas campanhas anteriores."Convidamos todos a participarem da nossa campanha e ajudar o Hemocentro a repor o seu estoque de sangue. Desde já agradecemos imensamente a solidariedade de cada um que se dispor a esse gesto de solidariedade e se sensibilizar com essa causa. Esse ato pode salvar vidas de pessoas que tanto amamos.", frisou.

 

Na tarde desta terça-feira (30), a representante do Hemocentro visitou todos os setores do Crea-MT em Cuiabá, a fim de esclarecer as dúvidas dos colaboradores, incentivar a adesão à campanha e preparar os funcionários que farão a doação na quinta-feira.

 


Saiba como é doar sangue – Chegando ao Banco de Sangue ou na sede do Crea-MT no dia 1º de novembro, é obrigatória a apresentação de um documento (com foto). Em seguida, será feito o cadastramento do doador. É necessário fazer um teste para saber se o doador não tem algum tipo de anemia. O doador passará por uma breve entrevista confidencial (lembrando que as respostas serão mantidas em segredo absoluto). É de extrema importância que as respostas, neste caso, sejam verídicas. O doador deve esclarecer todas as dúvidas com os profissionais. O sangue é colhido em bolsas especiais. O tempo dessa coleta é de aproximadamente de 5 a 8 minutos.

 

Para ser doador é preciso:
Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 18 e 65 anos;
Ter mais de 50 quilos;
Não estar tomando medicamentos que possam afetar o sangue;
Não ter contraído hepatite após os 10 anos de idade;
Não ter feito cirurgia recentemente.
Não estar gripado ou ser portador de doenças infecto-contagiosas como doenças de Chagas, sífilis, hepatite, dengue, Aids, HTLV e tuberculose;
Não estar exposto à situação de risco, como ter praticado sexo sem proteção ou ser usuário de drogas.