Crea-MT presente em curso de aprimoramento de fiscais
10 de dezembro de 2012, às 16h33 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Teve início na manhã desta segunda-feira, dia 10 de dezembro, o “Curso de Fundamentos da Fiscalização do Trânsito de Produtos e Subprodutos de Origem Vegetal, Sementes, Insumos e Agrotóxicos” promovido pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT).
Como parceiro do Indea o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso, o engenheiro civil Juares Samaniego foi convidado a compor o dispositivo de honra da abertura do evento que prosseguirá até o fim da semana, dia 14. “Em Mato Grosso o trabalho de fiscalização é realizado em parceria entre Crea-MT e Indea-MT. Essa parceria possibilita que haja a integração entre as informações, suprindo, de certa forma, a deficiência no contingente de agentes fiscalizadores. Somos um para o outro um reforço. Embora nossos objetivos sejam distintos, a finalidade é a mesma: defender a sociedade”, observou Samaniego em seu discurso.
O curso tem o intuito de promover o aprimoramento dos procedimentos das equipes de fiscalização e coordenação do Indea. Serão realizadas 6 palestras com os temas: Processo administrativo, métodos de abordagem e fiscalização, identificação de pragas quarentenárias presentes em material vegetal, entre outras.
O curso é direcionado aos 78 engenheiros agrônomos que atuam na equipe técnica do instituto. Realizado através de uma parceira entre o governo de Mato Grosso, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).
O coordenador do CDSV, Ronaldo de Assis Medeiros, destaca os benefícios da capacitação. “Embora todas as nossas ações sejam baseadas na legislação, a interpretação às vezes é divergente, e nós buscamos uma padronização, ou seja, que o mesmo procedimento adotado na região norte do estado, também seja aplicado na região sul”.
Para o presidente do Indea, Jurandir Ribas, a capacitação técnica é importante para aprimorar o atendimento do órgão além de ser um momento de troca de experiência entre os profissionais.
Para ver a programação completa Clique Aqui. (Com Assessoria de Imprensa do INDEA)