Crea-MT participou do debate para viabilidade dos trilhos da Ferronorte até Cuiabá
4 de outubro de 2013, às 13h45 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Jaures Samaniego, participou na ultima segunda-feira (30-09), do 1º Encontro para debater os estudos de projeção econômica da ferrovia Senador Vicente Vuolo.
O Governo do Estado avança nos estudos de viabilidade técnica e econômica de dois trechos da Ferronorte: Rondonópolis-Cuiabá e Cuiabá-Santarém (PA), as discussões foram realizadas juntamente com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Secretaria de Logística Intermodal de Transportes e representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A pesquisa sobre a viabilidade de ampliação dos trilhos da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, realizada pela universidade em parceria com o Governo Federal, iniciou em abril de 2013 e tem um ano para ser finalizada. De acordo com secretário extraordinário de Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, esta é a primeira etapa do processo de construção da ferrovia, seguido pelos estudos e relatórios ambientais e, por último, definição do modelo de transporte ferroviário a ser adotado.
O 1º Encontro para Debater os Estudos de Projeção Econômica também foi realizado em Sinop, nessa terça-feira (01.10), e será realizada em Santarém, no dia 8 de outubro.