Crea-MT participa do 2º Seminário Nacional de Ouvidorias em Manaus (AM) e adere a plataforma Fala.BR

22 de outubro de 2025, às 8h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

 

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) participou, entre os dias 15 e 17 de outubro, do 2º Seminário Nacional de Ouvidorias, em Manaus (AM). O evento foi promovido pela Ouvidoria-Geral da União (OGU) com a participação da ouvidora do Conselho, Carolinna Khalil, que apresentou as experiências e avanços do Regional.

O evento reuniu representantes de ouvidorias de todo o país, incluindo as ouvidorias do Confea e dos Creas que utilizam o Fala.BR, plataforma integrada de participação social e gestão de manifestações do cidadão.

Com uma programação diversificada, o seminário aborda temas estratégicos para o fortalecimento das ouvidorias públicas, entre eles:

  • Da Ouvidoria à Apuração: o percurso da denúncia e seus impactos na gestão pública;
  • Ouvidorias no combate ao assédio e à discriminação: escutar, acolher e agir;
  • Participação cidadã e a Lei nº 13.460: a Ouvidoria útil como agente transformador de serviços e políticas públicas;
  • Fala.BR – Jornada da Manifestação;
  • Fala.BR: da informação à inteligência estratégica.

 

Evento foi promovido pela Ouvidoria-Geral da União (OGU) e realizado em Manaus (AM) | Foto: Carolinna Khalil

 

A Ouvidoria do CREA-MT recentemente aderiu à plataforma Fala.BR, fortalecendo sua integração ao Sistema Nacional de Ouvidorias e ampliando os canais de diálogo com a sociedade. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a transparência, a participação social e a gestão pública baseada na escuta cidadã.

O seminário propôs um olhar plural e atualizado sobre o papel das ouvidorias diante dos desafios da administração pública moderna, das transformações tecnológicas, das emergências climáticas e das desigualdades regionais.

A participação das ouvidorias do Sistema Confea/Crea reforçou o compromisso institucional com a capacitação contínua, a atualização da legislação aplicável e o fortalecimento das práticas de transparência e escuta ativa. Além de ser um espaço de aprendizado, o evento também representa uma oportunidade de integração e troca de experiências entre ouvidores de diferentes regiões do país, ampliando o diálogo sobre boas práticas e inovações na área.

Seminário abordou temas estratégicos para o fortalecimento das ouvidorias públicas | Foto: Carolinna Khalil

 

A ouvidora do Crea-MT, Carolinna Khalil, reforçou a importância da participação do Conselho em eventos como este.

“A Ouvidoria do CREA-MT é a ponte entre o cidadão e a gestão. Por meio da escuta ativa, transforma manifestações em oportunidades de melhoria, orientando decisões e fortalecendo a transparência. Cada relatório, dado e voz ouvida contribui para aperfeiçoar os serviços, aprimorar setores e construir um Conselho mais eficiente, ético e comprometido com a sociedade mato-grossense”, disse.

O Fala.BR, sistema desenvolvido pela Controladoria-Geral da União, tem se consolidado como ferramenta essencial para a gestão integrada de manifestações, pedidos de acesso à informação e dados de inteligência das ouvidorias. As unidades do Sistema Confea/Crea que já aderiram à plataforma relatam ganhos em padronização de processos, controle, transparência, agilidade e qualidade das respostas ao cidadão.

 

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT e Ouvidoria do Confea