Crea-MT participa de abertura do Geocentro e monta estande com parceiros
3 de maio de 2013, às 16h01 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Juares Silveira Samaniego, compôs a mesa de abertura do 3º Simpósio de Prática de Engenharia Geotécnica na Região Centro-Oeste (Geocentro 2013) e do 6º Simpósio sobre Solos Tropicais e Processos Erosivos, que está sendo realizado no Centro de Eventos do Pantanal até o dia 4 de maio, em Cuiabá-MT.
"O objetivo dos eventos é de proporcionar uma visão multidisciplinar por meio da troca de saberes e experiências geotécnicas em suas diversas áreas – construção civil, pavimentação e terraplanagem –, além de apresentar novas tecnologias de produtos e equipamentos e projetos em execução do setor", explicou a presidente da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), Núcleo Centro Oeste e realizadora do evento.
"O Geocentro 2013 apresenta aos participantes novas tecnologias em projetos e execução na geotecnia, com produtos e equipamentos, palestras e atividades técnicas", anunciou durante a abertura o presidente da AMS Nacional, André Pacheco de Assis.
Segundo o presidente do Crea-MT, "a série de eventos do Geocentro acontece num momento de crescimento da demanda por serviços de engenharia no Brasil a partir da exploração do pré-sal, dos investimentos no âmbito do Plano Brasil Maior, dos investimentos apontados pelo Programa de Aceleração do Crescimento e da proximidade de grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016", avalia Samaniego.
Também participaram da abertura do evento o diretor administrativo da Caixa de Asssitência dos profissionais do Crea-MT (Mútua), Valmi Simão de Lima, o presidente e o vice-presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis de Mato Grosso (Abenc-MT), André Luiz Shuring e Archimedes Pereira Lima Neto, respectivamente. "A Abenc-MT, Mútua-MT e Crea-MT também montaram um estande em conjunto para receber os profissionais que participam do evento", convida Shuring.
Os assuntos das palestras vão desde: áreas de fundação, contenção, ocupação e uso do solo, controle e recuperação de áreas erodidas, ensaios de laboratório e de campo, até geoprocessamento aplicado à avaliação e estudo dos solos, prevenção, contaminação e remediação em solos tropicais e obras geotécnicas em solos tropicais.
Também prestigiaram o evento o presidente da Comissão Organizadora da Geocentro 2013, Wilson Conciani; o reitor do IFMT, José Bispo Barbosa; o reitor em exercício da UFMT, José Carlos de Souza Maria; e, o presidente do Sinduscon-MT, Cezário Ciqueira Gonçalves Neto.