Crea-MT: Há 43 anos avançando no tempo e no espaço
21 de agosto de 2012, às 15h12 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Desde 1966, quando foi fundado o Crea-MT, à luz de suas responsabilidades sociais e institucionais, tem buscado trilhar a via do equilíbrio entre as necessidades de nosso tempo, as demandas profissionais e os avanços tecnológicos obtidos em diferentes áreas. Nesse final de 2009 o Crea Mato Grosso completou 43 anos e, relembrando a história do nosso Conselho, desde o nosso primeiro Presidente, o Engenheiro Civil e Sanitarista Mário da Silva Saul e das profissões que abrangem o Sistema, podemos ver nitidamente a mudança e a evolução conquistados.
Vivemos um panorama do que foi construído ao longo de quatro décadas, ressaltando a inserção do Conselho em praticamente todos os níveis da economia de nosso estado. Longe de representar apenas uma parcela considerável do PIB brasileiro, o fato é que a contribuição dos profissionais vinculados ao Sistema Confea/Crea é abrangente: do sistema de moradia à infra-estrutura das cidades, dos transportes às telecomunicações, da indústria à agricultura, podemos verificar a ação do Conselho pelo trabalho de profissionais habilitados em todos os segmentos de desenvolvimento social.
Entendemos que avançar no tempo e no espaço de uma região é também fazer parte da história desse lugar. Nesse aspecto, podemos afirmar que, sem dúvida alguma, arquitetos, engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geólogos, geógrafos, tecnólogos e técnicos de nível médio constituem uma classe de profissionais imprescindíveis ao crescimento dos índices de desenvolvimento humano e urbano verificados em Mato Grosso.
Assim como o Conselho que há 43 anos os representa, esses profissionais marcam o seu lugar no cotidiano de cada um de nós. Esse progresso está estampado em todas as cidades do nosso estado, a exemplo de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Rondonópolis, Tangará da Serra, Campo Verde, Alta Floresta, Guarantã do Norte, mas principalmente em Cuiabá.
A família Crea-MT parabeniza aos profissionais do Sistema Confea/Creas e Mútua pelos 43 anos de trabalho árduo construindo o estado de Mato Grosso.
*Tarciso Bassan
Presidente do Crea-MT