Crea-MT destaca trabalho de engenheiro florestal em entrevista

7 de julho de 2021, às 17h11 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

A entrevista deste mês de julho destaca o trabalho desenvolvido pelos profissionais    que estudam a dinâmica das florestas e seus ecossistemas e desenvolvem projetos de exploração dos recursos florestais com o objetivo de minimizar os impactos ambientais. Para homenagear os engenheiros florestais do Sistema Confea/Crea, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) entrevistou o vice-diretor financeiro  e conselheiro do Crea-MT , presidente da Associação Mato-Grossense dos Engenheiros Florestais (Amef-MT) e conselheiro da Sociedade Brasileira dos Engenheiros Florestais( SBEF) ,  Benedito Carlos de Almeida.

Membro da   Câmara Especializada de Engenharia Florestal do Crea-MT, Benedito Carlos de Almeida formou Engenharia Florestal na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em setembro de 1999 e mestrado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atuando na  atividade em vários locais na área da Engenharia Florestal.

Exercendo a função de consultor Técnico em atividades ligadas ao meio ambiente, como realização de censo florestal, elaboração de projeto de manejo florestal, condução das atividades de campo, planejamento de exploração florestal, elaboração de relatório técnico e de Licenciamentos Ambientais.

Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (Ibama), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), desenvolveu projetos como: Jamanchim de Manejo Florestal Sustentado, do Projeto de Apoio ao Manejo Florestal Sustentável na Amazônia (ProManejo) e o Programa Piloto de Proteção das Florestas Tropicais (PPG7).

GEMAR- O que o levou a escolher Engenharia florestal como curso de graduação?

Benedito- Fazer um curso do qual iria me possibilitar fazer parte do processo de recuperação do meio ambiente, por meio de práticas sustentáveis e do desenvolvimento de tecnologias que garantam o abastecimento da indústria e a preservação da natureza me fascinou, despertando interesse pelo curso.

GEMAR – O que faz um Engenheiro florestal?

Benedito- O profissional da Engenharia Florestal é preparado para implantar técnicas de exploração sustentável de recursos florestais dos mais diversos biomas. Ele também pode atuar em atividades de recuperação de áreas degradadas, licenciamento ambiental, conservação, geotecnologia e em indústrias que utilizam recursos naturais.

GEMAR- Em quais segmentos este profissional pode atuar?

Benedito- O profissional Engenheiro Florestal pode atuar nas seguintes áreas: Gestão Ambiental onde desenvolve atividades no     Gerenciamento de unidades de conservação e preservação ambiental, Manejo integrado de bacias hidrográficas, Elaboração e execução de projetos de arborização e paisagismo, Manejo da Fauna Silvestre,        Estudo de impactos ambientais, Elaboração de relatórios de impactos ambientais, Zoneamento ambiental, Planejamento de propriedades rurais, Silvicultura, onde desenvolve atividades em Desenvolvimento de tecnologias referentes à produção de sementes e mudas florestais, ornamentais e medicinais, Aplicação de técnicas de florestamento e reflorestamento, que é a implantação e conservação de florestas Desenvolvimento de tecnologias ligadas ao melhoramento florestal.

Bem como Proteção Florestal, Desenvolvimento de técnicas de sistemas silviculturais em geral. Desenvolvimento de sistemas agrossilvipastoris. Tecnologia de produção de culturas regionais – Silvicultura Regional, Tecnologia de aproveitamento/produção de produtos não madeireiros (secundários) da floresta. Geotecnologia – onde desenvolve atividades em: Gerenciamento de programas (“software”) ligados às áreas florestais e ambientais.

Gerenciamento de Cadastros Multifinalitários, Mensuração Florestal, onde desenvolve atividades em   quantificação de produtos florestais madeireiros e não-madeireiros, quantificação da biomassa florestal, Modelagem e simulação florestal.              Monitoramento do crescimento e produção florestal. Quantificação e avaliação técnica-econômica de usos múltiplos da madeira, Desenvolvimento e avaliação de instrumentos empregados em medições florestais. Desenvolvimento e avaliação de métodos estatísticos empregados na quantificação dos recursos florestais.

Manejo Florestal – onde desenvolve atividades na Política e Legislação Florestal e Ambiental – licenciamento de projetos, Organização e administração de empresas e projetos florestais. Organização Florestal, planejamento e gerenciamento da produção florestal em florestas naturais e plantadas e em áreas com sistemas agroflorestais, colheita e transporte de produtos florestais, tecnologia de Produtos Florestais na qual desenvolve atividades de Identificação e caracterização da madeira, processamento mecânico da madeira, propriedades físicas e mecânicas da madeira, secagem e preservação da madeira. Processamento industrial da madeira e seus derivados de construções Florestais.

Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)