Crea-MT atuante na 69ª SOEA
26 de novembro de 2012, às 18h41 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
De 19 a 23 de novembro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) esteve presente na 69ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea), realizada no Centro de Eventos Ulysses Guimarães em Brasília-DF, com uma delegação de 35 profissionais, entre conselheiros, diretoria e presidentes de entidades.
Durante o evento o Crea-MT também pôde mostrar os seus trabalhos e sua atuação no estado de Mato Grosso no estande da ExpoSoea, cenograficamente decorada com fotos que representavam os biomas presentes no estado, a riqueza produtiva e a beleza das construções de engenharia.
Na abertura oficial do evento foram homenageados 25 profissionais com a Láurea de Mérito dentre os quais o engenheiro agrimensor Ramis Bucair, falecido em 2011 e indicado pelo Crea-MT, o qual fora representado na oportunidade pela neta, a advogada Thaiane Bucair.
Foram cinco dias de discussões para o aprimoramento da legislação do Sistema Confea/Crea e Mutua, sendo que os profissionais terão ainda até o dia 30 de novembro, próxima sexta-feira, para enviar as sugestões por meio do Sistema de Audiências Públicas no site do Confea. Os profissionais e estudantes inscritos também participaram de várias palestras que abordaram assuntos sobre as diferentes áreas do Sistema.
“A mudança e o desenvolvimento de que o Brasil precisam passam por uma engenharia fortalecida. Independentemente das eventuais crises externas, o crescimento e a consolidação do país passa pela recomposição e ampliação de sua infraestrutura física, pelo crescente uso das energias renováveis, pela produção de conhecimento, pela sistematização e otimização de seus processos produtivos, pela construção de novas moradias e pelo desenvolvimento de produtos mais avançados. Ou seja, o desenvolvimento do país passa pela engenharia, agronomia e demais áreas tecnológicas. E foi durante a 69ª Soea que nós engenheiros mobilizados tivemos a oportunidade de aperfeiçoar todos esses pontos, repensando nossa legislação, aprimorando políticas que estimulem a atividade econômica e beneficiem a produção e o emprego, fundamentais à construção de uma nação forte”, declarou o presidente do Crea-MT, Engenheiro Civil Juares Silveira Samaniego.
Houve também visitas técnicas em pontos de Brasília, como o Estádio Nacional Mané Garrincha, que está em reforma para os jogos da Copa do Mundo, a Torre de TV Digital, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e apelidada de Flor do Cerrado e a famosa ponte estaiada, com seus cabos de sustentação e arcos assimétricos que simulam o movimento lúdico de pedras quicadas, Ponte JK no lago Paranoá.
No encerramento, houve a transmissão da bandeira da Soea para o Crea-RS, que realizará a 70ª Soea em 2013 e os profissionais mobilizaram-se contra a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regulamenta a prestação de serviços de engenharia pelas concessionárias, convocados pelo coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica, eng. eletric. Krisdany Vinicius Cavalcante e pelo conselheiro federal de Mato Grosso, o engenheiro eletricista Marcos Vinicius Santiago.